Pão com Manteiga

Pão com manteiga e a Lei de Murphy

Você está tomando seu delicioso café da manhã e acidentalmente o seu delicioso pão com manteiga cai, imagine qual parte do seu pão ficará no chão...

Segundo a Lei de Murphy, "a probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete".

Segundo Edward Murphy,  quando você tem um pão, seja ele com manteiga, com geléia ou qualquer outra coisa, ao deixá-lo cair,o lado da manteiga (ou outra coisa) deverá ficar no chão.

Neste caso, teríamos o inevitável trabalho de "limpar o chão", além de perder um pedaço ou todo o pão.
Podemos citar um trecho das variações da Lei de Murphy "Se alguma coisa pode dar errado ela vai dar errado".
Além de todas estas explicações, a Lei de Finagle também dá condições perfeitas para explicarmos mais este acontecimento: "Se uma coisa pode dar errado, irá dar no pior momento possível".

Mas estas teorias não passam apenas de conspirações cotidianas não?

Segundo Matthews, ganhar do prêmio IgNobel "Ao despencar de uma mesa, a torrada nunca terá tempo de dar uma volta completa assim atingirá o chão com a manteiga para cima. A distância entre a borda da mesa e o solo só permite que ela dê meia-volta. Isso não tem nada a ver com azar, com o fato de um lado da torrada estar coberto de manteiga ou com a ação de algum gnomo invisível. É pura ciência básica. Se a distância entre o topo da mesa e o chão fosse maior, o resultado seria diferente e é provável que o lado da manteiga estaria salvo."

Este texto foi escrito seguindo a sugestão de um leitor anônimo, que questionou a validade da Lei de Murphy.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Pão com Manteiga"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/pao-com-manteiga.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante