Campeonatos de robôs

Competições de robôs e Inteligência Artificial têm conquistado estudantes universitários no Brasil.

Robôs autônomos participam de lutas em campeonatos de robótica

Você já deve ter visto algum filme, série ou desenho animado em que os robôs desempenham funções humanas, interagem com pessoas e até mesmo lutam entre si, não é mesmo? Filmes como Transformers e Gigantes de Aço, por exemplo, despertam nossa curiosidade sobre a tecnologia e seu potencial.

Não é de hoje que o cinema abre espaço para as possibilidades que a tecnologia pode trazer aos seres humanos. Apesar de não tão fantasioso quanto nas telonas, o avanço da robótica e automação, assim como os investimentos em Inteligência Artificial, tem aproximado a sociedade de um futuro com maior utilização de robôs.

Os robôs estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e mostram-se importantes em atividades essenciais para a sociedade contemporânea. Entre os exemplos mais comuns, estão a utilização da robótica e automação em indústrias dos ramos automobilístico, farmacêutico, alimentício, petroquímico entre outros.

Campeonatos de robôs

Buscando ampliar os estudos em robótica de forma prática, diversos campeonatos abrem espaço para que estudantes e empresas façam demonstrações de suas criações e possam interagir com outros concorrentes. As competições são amplas e envolvem categorias como lutas de robôs, futebol e até mesmo humanoides que auxiliam em tarefas domésticas.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) possui a RioBotz, equipe criada em 2003 com o objetivo de projetar e construir robôs para competições. O time da instituição possui máquinas que participam de competições em modalidades como Combate de Robôs (máquinas a partir de 150g), Sumô Robótico, na categoria de 3 kg, além das categorias de humanoides.

De acordo com o coordenador da RioBotz e professor do departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, Marco Antônio Meggiolaro, as competições são importantes porque possibilitam aos estudantes a prática do conhecimento visto em sala de aula e os aproxima dos possíveis investidores (indústrias e empresas).

Outra instituição de ensino superior que participa de campeonatos de robótica é o Centro Universitário da FEI, em São Paulo. O projeto RoboFEI é coordenado pelo chefe do curso de Ciência da Computação, Flavio Tonidandel.

A equipe da FEI trabalha em robôs das modalidades de futebol desde 2003 e, a cada ano, as máquinas passam por aprimoramento para um melhor desempenho. A instituição conta também com uma liga com robôs que executam tarefas domésticas, reconhecem objetos e interagem com o público.

Construção

Geralmente, os robôs de competições são construídos pelos próprios estudantes das faculdades com orientação de um professor. A primeira fase envolve o desenho da máquina. Os robôs são inteiramente desenhados em computador, em CAD 3D, e melhorados virtualmente. O projeto envolve, ainda, a pesquisa de componentes, como os motores, baterias e materiais necessários. Na sequência, há a construção mecânica e eletrônica e, por último, os testes.

A construção dos robôs impulsiona o interesse dos estudantes pela ciência, que mais tarde acabam desenvolvendo teses e dissertações sobre robótica. Esses alunos também são bastante procurados por indústrias de tecnologia.

Dificuldades

O apoio das universidades é fundamental para a participação dos estudantes em campeonatos, já que o desenvolvimento e a construção dos protótipos necessitam de altos gastos. Os estudantes encontram dificuldades com patrocínios de empresas, e o investimento do governo, quando existe, é baixo. É por esse motivo que as instituições são tão importantes no desenvolvimento dos projetos.

Um dos maiores problemas enfrentados pela área de robótica no Brasil é a falta de investimento. Países como Japão, Estados Unidos e Alemanha contam com um campo tecnológico mais desenvolvido e maiores pesquisas, o que possibilita o aperfeiçoamento na criação e utilização de robôs.

No entanto, com o crescimento no número de competições em solo brasileiro e a participação dos estudantes das áreas de tecnologia e engenharias, a robótica vem ganhando força a cada dia. Entre os principais campeonatos realizados no Brasil estão a RoboCup, Winter Challenge e Summer Challenge.

Futuro

A interação com os robôs já é algo possível em diversos setores e a tendência é que isso cresça nos próximos anos. Robôs muito parecidos com os utilizados em competições já estão presentes em diversas tarefas industriais, como na inspeção na área de petróleo e nuclear.


Por Lorraine Vilela
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Lorraine Vilela. "Campeonatos de robôs"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/campeonatos-robos.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante