6 dicas de filmes sobre empreendedorismo

Os filmes estão cada vez mais presentes na vida dos jovens. Aproveitando esse comportamento social, separamos 6 filmes sobre empreendedorismo para inspirar os seus negócios.

Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

A expressão "1 imagem vale mais que 1000 palavras" para os jovens faz muito sentido. Ainda mais hoje em dia com diversos serviços de streaming, canais, plataformas e conteúdos visuais. Porém, se gastamos muito tempo “maratonando” séries, por que não podemos investir nosso dia em adquirir conhecimento por meio desse tipo entretenimento?

Pensando nas diversas possibilidades mencionadas, resolvemos compartilhar algumas sugestões de filmes que focam em empreendedores. Desta forma, acreditamos que é possível adquirir conhecimento, entender alguns comportamentos, aprender com as empresas existentes e perceber as dificuldades que todo empreendedor enfrenta quando inicia sua jornada.

Assista e depois comente sua opinião em nosso canal do Instagram, pois queremos saber se este conteúdo trouxe o conhecimento certo para os seus planos.

Leia também: 6 dicas de livros sobre empreendedorismo

Os filmes, além de serem um ótimo meio de entretenimento, podem ser uma boa fonte de conhecimento.

6 dicas de filmes sobre empreendedorismo

1. O homem que mudou o jogo

Esse filme conta com estrelas como Brad Pitt e Robin Wright e com uma história inspiradora que conquistou o público e a crítica. O longa foi indicado a seis Oscars, inclusive de Melhor Filme. Inspirado na história real de Billy Beane que, em 2002, conquistou holofotes no mundo inteiro ao transformar o pequeno time de baseball Oakland Athletics em um furacão na Liga Americana, mesmo contando com a menor folha salarial de todos os times profissionais.

O filme se propõe a mostrar quais foram as técnicas adotadas que levaram o time ao sucesso – e não foram, somente técnicas esportivas - auxiliado por Peter Brand (interpretado por Jonah Hill), Billy Beane deixa as previsões de olheiros veteranos de lado e aposta nas estatísticas.

2. A grande aposta

Adaptado do livro The big short: inside the doomsday machine, o filme A grande aposta (2016) é sobre a sequência de eventos que levaram os Estados Unidos à crise imobiliária e à subsequente implosão da economia global em 2008. Ele retrata como algumas pessoas conseguiram descobrir, cada uma à sua maneira, que os títulos ligados a hipotecas e oferecidos pelos grandes bancos não eram tão seguros como se pensava.

O longa pode parecer complicado para quem é leigo no assunto e até mesmo distante do pequeno investidor, mas tem mensagem para todos os investidores, dos maiores até os que ainda não começaram a investir seu dinheiro.

Veja também: 5 dicas sobre redes sociais para empreendedores 

3. Fome de poder

O filme Fome de poder (2016) é uma verdadeira aula de empreendedorismo focado em Ray Kroc (interpretado pelo ator indicado ao Oscar Michael Keaton), um homem ambicioso que se tornou o fundador da franquia dos restaurantes McDonald’s.

A história se passa nos Estados Unidos na década de 50, época em que Kroc conhece os irmãos Mac e Dick McDonald e o sistema speedee: os cozinheiros são dispensáveis, já que cada funcionário tinha uma só tarefa, agilizando o processo de uma maneira praticamente idêntica às linhas de montagem do fordismo. E o longa vai além, ao mostrar a essência de um produto de sucesso: uma ideia só é brilhante quando se balanceia o que é tecnicamente viável de ser produzido com a necessidade do mercado, juntamente àquilo que a pessoa ama fazer.

4. O senhor estagiário

Esse filme é uma lição de carreira! Ben Whitaker é um senhor de 70 anos aposentado e que inicia um projeto como estagiário de uma grande empresa. A presidente da empresa, Jules Ostin, é uma workaholic assumida, que começa a mudar sua forma de pensar e agir graças aos ensinamentos que esse estagiário começou a passar para ela.

Ouvir os mais experientes faz toda diferença e acredito que seja isso que você vai levar como lição ao assistir a esse filme. Ter um mentor não só nos negócios, mas também na sua vida, vai te ajudar a deslanchar ainda mais na sua empresa.

5. Joy: o nome do sucesso

Joy é uma jovem brilhante, mas sua vida pessoal é extremamente complicada. Divorciada e mãe de dois filhos, ela vive com seus pais e ex-marido, que mora no porão. Sua mãe, que vive no andar de cima e passa o dia todo assistindo a novelas, compartilha o espaço com seu pai, apesar de terem se divorciado há 17 anos.

Criativa desde a infância, Joy inventa um esfregão de limpeza milagroso que se transforma em um fenômeno de vendas e faz dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.

Acesse também: 5 empresas gigantes que começaram em uma garagem  

6. Walt antes do Mickey

Muito mais do que somente um canal ou programa infantil, a Walt Disney se tornou um império de impacto mundial. Em Walt antes do Mickey, vemos como o ratinho mais famoso da televisão foi criado e como ele se tornou o rosto da marca. Entretanto, nada foi do dia para a noite. Walt era muito criativo e sonhador desde criança, mas, muitas vezes, era repreendido por seus pais, que achavam os desenhos uma grande perda de tempo.

Esse longa é um dos filmes para empreendedores que nos inspiram a acreditar em nossas capacidades, idealizações e talentos, mesmo que pessoas próximas a nós não acreditem.

 

Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

De estudante para estudante