Samba-enredo

O samba-enredo é um dos elementos mais tradicionais do desfile das escolas de samba no Carnaval. Surgiu na década de 1930, se estabelecendo como um subgênero do samba.

O samba-enredo é o responsável por puxar o desfile das escolas de samba e por expor o enredo da apresentação. [1]

Samba-enredo é um dos principais elementos dos desfiles das escolas de samba do Carnaval brasileiro, sendo o responsável por puxar o desfile da escola de samba e por transmitir o enredo escolhido pela escola durante sua apresentação. É um dos critérios de avaliação das escolas de samba durante a competição.

Surgiu como um subgênero do samba urbano carioca na década de 1930. Os estudiosos do samba divergem quanto à questão de qual foi o primeiro samba-enredo da história, mas esse subgênero surgiu devido à profissionalização do Carnaval e à exigência de que os sambas-enredo tivessem uma letra pré-determinada.

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Resumo sobre samba-enredo

  • O samba-enredo é um subgênero que surgiu, na década de 1930, do samba urbano carioca.

  • É o responsável por puxar o desfile da escola de samba e por transmitir o enredo da apresentação.

  • É um dos critérios de avaliação dos desfiles, devendo ser entregue com antecedência.

  • Os historiadores divergem acerca de qual teria sido o primeiro samba-enredo da história.

  • Apresenta fortes críticas sociais e também exalta temas de história e cultura afro-brasileira.

Origens do samba e do samba-enredo

Quando falamos de Carnaval, imediatamente vem à mente de muitos a associação dessa festa popular com o samba, tradicional gênero musical do Brasil. Sabemos que o Carnaval foi trazido ao Brasil durante o período colonial por influência dos portugueses e assumiu características semelhantes às atuais em meados do século XIX.

Já o samba, em especial o samba urbano carioca, surgiu no Rio de Janeiro no começo do século XX, nos terreiros que reuniam a população afro-brasileira para realizar suas festividades, manter seus cultos religiosos etc. Esses encontros nos terreiros eram muito populares em locais como Estácio, Saúde e Gamboa, por exemplo.

Esse samba surgido no Rio de Janeiro sofreu uma forte influência do samba de roda, uma expressão cultural afro-brasileira que era manifestada por meio de danças ao som de batuques. A influência dessa expressão cultural permitiu que o samba urbano carioca surgisse em espaços marcados pela liberdade e pelo improviso.

O samba foi ganhando espaço na cidade do Rio de Janeiro e se profissionalizando. A primeira gravação de um samba, em 1917, é um indício disso. O primeiro samba gravado recebeu o nome de Pelo telefone, sendo uma produção coletiva advinda do improviso de vários sambistas. O próximo passo que levou à popularização do samba foi o surgimento das escolas de samba.

As escolas de samba surgiram na década de 1920 e incorporaram diversos elementos do Carnaval celebrado no Rio de Janeiro. A bateria das escolas de samba é uma influência dos zé-pereiras, grupos de percussionistas que saíam tocando pelas ruas do Rio de Janeiro durante o Carnaval. Já os desfiles das escolas de samba são uma influência dos ranchos carnavalescos, desfiles de grupos de Carnaval que aconteciam na cidade.

A primeira escola de samba que surgiu no Brasil foi a Deixa Falar, fundada em 12 de agosto de 1928, enquanto o primeiro desfile de escolas de samba foi realizado em 1932, na Praça Onze, Rio de Janeiro (essa praça não existe mais).

A princípio, os desfiles das escolas de samba não possuíam um samba-enredo. Isso significa que durante o desfile os sambas eram tocados na base do improviso, e o sambista responsável, o puxador, poderia cantar mais de uma canção.

Um dos passos importantes para a profissionalização dos desfiles das escolas de samba foi o surgimento do samba-enredo.

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O que é samba-enredo?

O samba-enredo é um dos elementos mais importantes do Carnaval atualmente, sendo ele o samba que puxa o desfile da escola e transmite a mensagem do tema escolhido. É entendido como um subgênero do samba urbano carioca e contém a letra com o tema do desfile e uma melodia de samba criada como acompanhamento da letra.

Evolução do samba-enredo

Ao longo da década de 1930, o desfile das escolas de samba foi se tornando uma competição mais profissional, e isso requereu uma adaptação dos sambas-enredo, que passaram a ser submetidos a uma série de regras estabelecidas previamente. Durante o Estado Novo, os temas passaram a promover a exaltação da cultura brasileira por conta do interesse do governo estadonovista de transformar o samba em um símbolo nacional.

Inicialmente, os sambas-enredo possuíam duas partes, sendo uma elaborada e a outra resultado de improvisação. A partir da década de 1940, a improvisação passou a ser proibida, e os sambas-enredo eram produzidos previamente pelos sambistas das escolas que participavam do desfile.

O improviso deu lugar a sambas-enredo mais elaborados e extensos. [2]

A produção de sambas-enredo visava a facilitar o trabalho dos jurados que avaliavam os desfiles, permitindo que eles tivessem acesso à letra do samba com antecedência. A partir da década de 1950, os sambas-enredo passaram a incluir temas da cultura afro-brasileira, e sambas-enredo sobre personalidades afro-brasileiras marcantes, como Zumbi dos Palmares, foram realizados.

Isso demonstrou uma grande evolução do samba-enredo, uma vez que nas décadas de 1930 e 1940, havia fortes iniciativas para “desafricanizar” o samba no Brasil. Os sambas-enredo da década de 1950 ficaram conhecidos como “samba-lençol”, por serem bastante extensos, possuindo, com frequência, mais de 40 versos.

A partir da década de 1960, os sambas-enredo começaram a ganhar espaço fora dos desfiles de Carnaval, passando a ser popularizados na cultura brasileira. Isso se deve à gravação dos sambas-enredo em LPs, permitindo com que eles fossem comercializados para o grande público. Nesse contexto, três sambistas ganharam destaque com suas composições: Martinho da Vila, Zuzuca e Zé Katimba.

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Qual foi o primeiro samba-enredo?

Não existe consenso entre os pesquisadores acerca desse tema. Alguns apontam que O Mundo do Samba, da Unidos da Tijuca, de 1933, foi o primeiro samba-enredo já produzido. Outros pesquisadores apontam que um samba da Mangueira (1935), um samba da Azul e Branco do Salgueiro (1938) e um samba de Paulo Portela (1939) foram os primeiros sambas-enredo.

Características do samba-enredo atualmente

Os especialistas na área da música entendem que o samba-enredo no contexto atual tem menos popularidade do que costumou ter nas décadas de 1970 e 1980, e isso se deve pela perca da qualidade nas composições, mas também pela concorrência de outros estilos musicais que passaram a chamar mais a atenção do público.

De qualquer forma, o samba-enredo é um critério fundamental dos desfiles, sendo um dos componentes de avaliação das escolas de samba durante os desfiles. Além disso, a sua importância se dá porque ele é o responsável por puxar o desfile e dar vida ao tema explorado pela escola de samba. O samba-enredo é escolhido pelas escolas em um processo rigoroso.

É comum nos sambas-enredo atuais a presença de:

  • críticas sociais que denunciam o racismo e a desigualdade social;

  • exaltação à história e à cultura afro-brasileira;

  • histórias de personalidades marcantes;

  • elementos de religiões de matriz africana.

Créditos das imagens

[1] photocarioca e Shutterstock

[2] Henrique Matos e Commons

 

Por Daniel Neves Silva
Professor de História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Samba-enredo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/samba-enredo.htm. Acesso em 03 de maio de 2024.

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