Componentes das escolas de samba

Os desfiles das escolas de samba são ricos em elementos, ornamentos e cores. Muitos componentes são necessários para formar um desfile.

As escolas de samba são populares no Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo.[1]

Os componentes das escolas de samba são vários e contribuem para que o Carnaval seja a principal festa popular brasileira. Os desfiles das escolas de sambas são um grande destaque nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Criando verdadeiros espetáculos, a organização das escolas de samba é formada por um sistema complexo de profissionais específicos e componentes em sua estrutura.

Anualmente, as escolas de samba fazem apresentações durante a época do Carnaval. Nas apresentações, existem diversos componentes que juntos formam o que conhecemos como escola de samba.

Eles vão de alegorias e adereços, passando por comissão de frente até chegar à rainha de bateria e samba-enredo. Confira agora quais são todos os componentes de uma escola de samba.

Leia também: Marchinhas de Carnaval — as canções que se tornaram emblema dessa grande festa brasileira

Alegorias e adereços

 Integrantes de escola de samba fantasiados com carro alegórico no fundo.[2]

As alegorias e adereços são os responsáveis pelo cenário e a primeira experiência visual daqueles que vão assistir à apresentação da escola de samba.

As alegorias são todo o cenário dos carros alegóricos e possuem regras de metragem específicas para as disputas. Já os adereços fazem parte de todo o cenário que vai no chão, normalmente aparecendo nas cabeças e nas mãos dos integrantes da escola.

A harmonia e composição visual desses elementos contam na hora da avaliação dos jurados.

Bateria da escola de samba

A bateria da escola de samba é a responsável por todo o ritmo da apresentação.[3]

Esse é um dos componentes mais famosos e importantes das escolas de samba. É por meio da bateria que todo o ritmo da apresentação é colocado.

Esse ritmo será seguido por todos os foliões e integrantes da escola de samba, das baianas à rainha de bateria. Diversos instrumentos fazem parte da bateria, como o surdo de primeira, tamborim, reco-reco, pandeiro e triângulo.

Comissão de frente

Comissão de frente da Beija-Flor em 2013.[4]

É a introdução do show da escola de samba e a área responsável para apresentar ao público (e jurados) toda a energia e visual da apresentação. Justamente por terem esse papel introdutório, os trajes costumam ser ricos e dentro do tema da apresentação da escola.

Leia também: História do Carnaval no Brasil

Fantasias das escolas de samba

As fantasias são parte importante dos desfiles.[5]

Todas as fantasias usadas pelos integrantes da escola de samba também seguem o samba-enredo de toda a apresentação. Dos componentes menores aos grandes, o objetivo é que todas as partes da fantasia remetam ao tema do ano.

Harmonia e evolução das escolas de samba

A harmonia é toda a forma e entrosamento em que os integrantes da escola de samba desfilam. É preciso que tudo esteja dentro do ritmo e canto do samba. Já a evolução é a progressão da dança na avenida durante a apresentação.

Porta-bandeira e mestre-sala

Porta-bandeira e mestre-sala da Portela em 2009.[6]

São dois componentes que trabalham juntos. O casal de porta-bandeira e mestre-sala tem a função de conduzir e apresentar a bandeira da escola de samba durante toda a apresentação.

Rainha de bateria

A rainha de bateria é um dos postos mais disputados do Carnaval carioca e paulista.[7]

Esse é um dos componentes mais famosos e cobiçados da escola de samba. Isso porque a rainha de bateria é uma das funções mais importantes e de enorme destaque dos desfiles. Elas devem comandar a percussão e animar os integrantes e público presente.

Samba-enredo

É um dos elementos mais importantes da apresentação da escola de samba. É o samba-enredo que "puxa" o desfile.

A letra do samba-enredo precisa ser interpretativa e associada ao assunto, com riqueza de detalhes. A melodia deve ser alegre e contagiante. Já a harmonia precisa facilitar o canto para contagiar o público e integrantes da escola de samba.

Créditos das imagens

[1] Paulo Guereta / Wikimedia Commons

[2] Paulo Guereta / Wikimedia Commons

[3] Paulo Guereta / Wikimedia Commons

[4] Sebástian Freire / Wikimedia Commons

[5] Paulo Guereta / Wikimedia Commons

[6] Renata Barros / Wikimedia Commons

[7] Maksuel Martins/Governo do Amapá / Wikimedia Commons

 

Por Miguel Souza
Jornalista

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Miguel. "Componentes das escolas de samba"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/componentes.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.