Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, terceiro estado mais populoso do Brasil, está localizado no litoral sudeste. Sua diversidade paisagística e cultural atrai milhares de turistas anualmente.

Bandeira do Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro é um estado brasileiro situado na região Sudeste do país. É a quarta menor unidade da federação em área, mas a terceira mais populosa, reunindo 17,3 milhões de habitantes. Sua capital já foi também sede do governo brasileiro, entre 1763 e 1960.

O relevo do estado é composto por planaltos e planícies, e o clima é predominantemente Tropical. As belas paisagens naturais e a rica cultura fluminense fazem do estado um dos principais destinos turísticos no país.

Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?

Dados gerais do Rio de Janeiro

  • Região: Sudeste

  • Capital: Rio de Janeiro

  • Governo: democracia representativa

  • Área territorial: 43.750,426 km² (IBGE, 2020)

  • População: 17.366.189 habitantes (estimativa IBGE, 2020)

  • Densidade demográfica: 365,23 hab./km² (IBGE, 2010)

  • Fuso: Horário Padrão de Brasília (GMT -3)

  • Clima: Tropical

Geografia do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um estado brasileiro localizado na região Sudeste, tendo como capital o município de mesmo nome. Sua área territorial é de 43.750 km², a quarta menor do território nacional, depois do Distrito Federal, Sergipe e Alagoas. Com saída para o oceano Atlântico, o litoral fluminense possui 636 km, o terceiro mais longo do Brasil. O estado faz fronteira com:

Predomina no Rio de Janeiro o clima Tropical, com variações significativas entre as áreas mais próximas do litoral, que registram maiores índices de umidade pela influência da maritimidade, e das regiões serranas, cujo fator climático de maior peso é a altitude.

Dessa forma, no litoral fluminense, as temperaturas médias são elevadas e ficam em torno de 24 ºC. Os índices pluviométricos são os mais elevados de todo o estado, variando na faixa de 1250 mm a 1500 mm. No interior, principalmente nas áreas mais elevadas, as temperaturas são relativamente mais amenas. Apresenta uma estação seca, que é o inverno, e os índices pluviométricos variam de 1000 mm a 1250 mm ao ano.

  • Relevo do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro integra o domínio dos Planaltos e Serras de Leste-Sudeste, conforme a classificação proposta por Jurandyr Ross.

Suas distintas feições podem ser compartimentadas em, ao menos, três unidades. A primeira abrange uma parte do leste do estado (próximo do litoral e da capital) e concentra suas menores altitudes, que é a Baixada Fluminense. Também na faixa costeira se encontram os chamados maciços litorâneos. O restante do estado é caracterizado pelo Planalto Fluminense (ou terras altas), onde se encontram as serras, como a serra do Mar, colinas e escarpas.

O ponto culminante do estado é o pico das Agulhas Negras, situado a 2791 metros acima do nível do mar.

  • Vegetação do Rio de Janeiro

A cobertura vegetal do Rio de Janeiro é composta pelas formações características da Mata Atlântica, bioma em que o estado se insere. Com isso, são encontradas florestas ombrófilas e estacionais semideciduais. O litoral e as áreas úmidas são recobertos por vegetação dunar, mangues e restingas.

  • Hidrografia do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro faz parte da bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste. O Paraíba do Sul é o rio mais importante do estado, atravessando o território fluminense desde a divisa com São Paulo. Alguns de seus afluentes estão entre os principais rios do estado, como os rios Pomba e Muriaé. Têm importância também os rios Grande, Paraibuna, Macaé, Preto e Piraí.

Leia também: Bacias hidrográficas – parte do relevo abastecida por um rio principal e seus afluentes

Mapa do Rio de Janeiro

Fonte: IBGE.

Demografia do Rio de Janeiro

A população atual do estado do Rio de Janeiro é de 17.366.189 habitantes, conforme indicam as estimativas do IBGE. Trata-se do terceiro estado mais populoso do Brasil depois de São Paulo e Minas Gerais. Restrito em área, é densamente povoado, com 365,23 hab./km² (IBGE, 2010). Calcula-se que esse valor é, hoje, de 396,93 hab./km², após um ganho populacional de 1,3 milhão de habitantes entre 2010 e 2020.

A grande maioria dos fluminenses vive nas cidades, sendo a taxa de urbanização de 96,7%. O município do Rio de Janeiro é o mais populoso, com 6.747.815 de habitantes. Esse valor equivale a 38,8% de toda a população do estado. Além da capital, apenas São Gonçalo reúne mais de 1 milhão de habitantes. Destacam-se também os municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói.

A população do Rio de Janeiro é composta por mais mulheres (52%) do que homens (48%). Com relação à idade, são maiores os números de pessoas que têm entre 20 e 24 anos e entre 30 e 39 anos de idade. A expectativa de vida ao nascer no estado é atualmente de 77 anos, superior à nacional para o mesmo período.

Considerando os indicadores sociais, destaca-se que o Rio de Janeiro possui IDH de 0,761, o quarto maior do país.

Divisão geográfica do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro é composto por 92 municípios. Estes estão divididos nas chamadas regiões geográficas imediatas, classificação adotada pelo IBGE. As 14 regiões imediatas fluminenses formam, por conseguinte, cinco regiões intermediárias:

  • Rio de Janeiro;

  • Volta Redonda – Barra Mansa;

  • Petrópolis;

  • Campo dos Goytacazes;

  • Macaé – Rio das Ostras – Cabo Frio.

Economia do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é a segunda maior economia do país, ficando atrás apenas do estado de São Paulo. De acordo com o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) fluminense é de R$ 758,85 bilhões ou 10,8% do PIB do Brasil.

O setor terciário representa 55,8% do valor adicionado ao PIB do estado, conforme indica o IBGE. Esse número exclui a administração pública e os serviços correlatos. Destaca-se o importante papel que o turismo e os serviços direta e indiretamente ligados a ele desempenham para o setor. Essa atividade tem ganhado cada vez mais espaço na economia mundial e nacional, tornando-se uma importante fonte de arrecadação. A cidade do Rio de Janeiro é, hoje, o principal destino brasileiro de visitantes estrangeiros e principalmente nacionais.

A capital fluminense é o principal destino turístico do estado.

A extração de petróleo e gás natural e, por conseguinte, a indústria petroquímica lideram seus respectivos setores no Rio de Janeiro, estado que abriga a sede da Petrobras. O setor secundário é composto também pela metalurgia, pela construção civil, pelos serviços de utilidade pública, manutenção e reparação, e pela produção de alimentos, veículos e farmacêuticos.

A agropecuária praticada no estado responde por menos de 0,5% do PIB. Entre os cultivos estão cana-de-açúcar, café, mandioca, laranja e banana. Tem grande importância para o setor, ainda, a produção leiteira e de carne (bovina e de frango principalmente).

Leia também: Qual a diferença entre importação e exportação?

Governo do Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro é do tipo democrático representativo. Os governantes são escolhidos pela população por meio de eleições realizadas a cada quatro anos. O Poder Executivo estadual é liderado pelo governador. O Legislativo tem, na sua composição, 3 senadores federais, 46 deputados federais e 70 deputados estaduais.

Bandeira do Rio de Janeiro

Infraestrutura do Rio de Janeiro

O transporte no Rio de Janeiro é feito principalmente por meio das rodovias. As estradas federais fazem a ligação entre o território fluminense e outras áreas do Brasil. São 14 no total, entre as quais estão: BR-101, que atravessa todo o litoral brasileiro de norte a sul, BR-493 (trecho conhecido como Rodovia Raphael de Almeida Magalhães), BR-116, BR-040, BR-120 e outras.

Através do modal ferroviário são transportadas mercadorias oriundas do setor agrícola e mineral em direção aos portos exportadores, efetuando também o transporte de passageiros. A atual extensão da sua malha ferroviária é de 1200 km, e é operada pelas empresas MRS Logística e Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Considerando a via marítima, os principais portos fluminenses são Porto Rio de Janeiro, Porto de Açu e Porto de Itaguaí.

O estado conta com dois aeroportos que realizam voos domésticos e internacionais e outros nove com conexões nacionais e locais. Destacam-se, assim, os aeroportos Tom Jobim (ou Galeão), o maior deles, e Santos Dumont, ambos situados na capital, bem como os aeroportos de Jacarepaguá e Cabo Frio.

O estado abriga, ainda, a única central geradora de energia nuclear do Brasil, formada pelas usinas de Angra I e Angra II, no município de Angra dos Reis.

Usina nuclear de Angra dos Reis, única do Brasil.

Cultura do Rio de Janeiro

A rica composição cultural do Rio de Janeiro é derivada da sua população diversa, formada pelos povos indígenas, africanos, portugueses e migrantes oriundos de diversas partes do território nacional. Muitos dos elementos e manifestações culturais fluminenses possuem dimensão internacional, tornando-se grandes atrativos de visitantes estrangeiros para o estado.

As festas populares do Rio refletem seu amplo mosaico cultural, mesclando elementos folclóricos tradicionais e também religiosos de diversas matrizes. Entre as principais celebrações, estão:

Alguns estilos musicais são bastante característicos do Rio de Janeiro, como a bossa-nova, o choro, o samba, o funk carioca e outros.

A mesma diversidade é encontrada também na gastronomia, que inclui pratos típicos como a feijoada, o picadinho de carne, o joelho (salgado recheado), a sardinha frita, os tradicionais biscoitos Globo e o chá-mate, estes dois últimos muito populares nas praias fluminenses.

Veja também: Patrimônio histórico cultural – produto cultural de uma determinada sociedade

História do Rio de Janeiro

As primeiras expedições portuguesas a chegarem ao Rio de Janeiro aconteceram no início do século XVI. Em 1502, a incursão comandada por Gaspar de Lemos alcançou a Baía de Guanabara, dando nome à área de Rio de Janeiro por confundirem o recôncavo com a foz de um curso d’água. Não houve, no entanto, o estabelecimento na região, fato que veio a acontecer apenas em 1531. Martim Afonso de Souza estava à frente do primeiro grupo colonizador a se instalar em terras fluminenses, até então habitadas por populações indígenas.

Em 1555, a região foi alvo das expedições francesas que buscavam exercer domínio sobre a área. Depois de cinco anos de disputas, o grupo foi derrotado. Sua expulsão aconteceu apenas em 1567. Nesse intervalo de tempo, teve origem a cidade do Rio de Janeiro, fundada por Estácio de Sá, em 1565. Dois anos mais tarde, já distante do que era visto como ameaça de outros grupos estrangeiros, a vila se estabeleceu definitivamente no morro do Castelo.

Inicialmente açucareira, a economia do Rio de Janeiro experimentou significativo avanço a partir da exploração aurífera na vizinha Minas Gerais, tornando-se um importante escoadouro de mercadorias por meio dos seus portos.

No ano de 1763, a cidade do Rio de Janeiro se tornou oficialmente a capital do Brasil, que anteriormente estava estabelecida em Salvador (BA). Outro momento-chave foi a transferência da família real portuguesa para a cidade, em 1808, tornando-se, pouco tempo depois, em 1822, a capital do império brasileiro. Desde então, principalmente a capital passou por um intenso processo de urbanização e desenvolvimento econômico.

Com a construção de Brasília na região Centro-Oeste, o Rio de Janeiro deixou de ser a sede do governo federal no ano de 1960, e a cidade se tornou então o estado da Guanabara. Sua incorporação com o atual estado do Rio de Janeiro aconteceu em 1975.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Rio de Janeiro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/rio-janeiro.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.