Homicídios no Brasil

Os casos de homicídios dolosos são frequentes e sustentam o maior índice de mortes por arma de fogo no Brasil.

O Brasil é o país com o maior número de mortes com a utilização de arma de fogo por habitantes.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior índice de mortes por arma de fogo por habitantes. Essa média é obtida através da quantidade de homicídios em relação a cada 100 mil habitantes. Em 2008, o Ministério da Justiça divulgou o Mapa da Violência dos municípios brasileiros, que registrou 19,3 homicídios dolosos (com intenção de matar) para 100 mil habitantes.

O Brasil apresenta altas taxas de criminalidade. Somente em 2007 foram registradas 41.547 mortes decorrentes de crimes de homicídio doloso, de roubo seguido de morte e de lesões seguidas de morte.

Confira a distribuição por região dos homicídios dolosos em território brasileiro:

Região Sudeste: 36,4%

Região Nordeste: 34,9%

Região Sul: 12%.

Região Norte: 8,9%.

Região Centro-Oeste: 7,8%.

Portanto, a Região Sudeste apresenta o maior percentual de homicídios no Brasil, sendo que o índice do Rio de Janeiro (39 homicídios por 100 mil habitantes) e do Espírito Santo (37,3 homicídios por 100 mil habitantes) são dois dos mais elevados do país.

A Região Nordeste também se destaca (negativamente) nesse cenário de violência. O estado de Pernambuco apresenta o maior índice de homicídio doloso do Brasil – 42,4 homicídios por 100 mil habitantes – média que faz do estado um dos mais violentos do mundo. Com 35,8 homicídios por 100 mil habitantes, Alagoas contribui para esse elevado índice de homicídio no Nordeste.

O Norte do Brasil possui a segunda menor média de homicídios do país. Entretanto, o estado do Pará apresenta o quinto maior índice brasileiro de homicídios dolosos: 32,2. Roraima, por sua vez, com média de 11,8 homicídios por 100 mil habitantes, é um dos estados menos violentos do país.

Mato Grosso é o estado do Centro-Oeste com a maior média de homicídios (28,3 homicídios/100 mil habitantes). O Distrito Federal apresenta média superior à nacional: 22,1.

No Sul, o destaque é o estado de Santa Catarina, que possui o menor índice de homicídios entre os estados do Brasil – 7,1 homicídios por 100 mil habitantes. Outro destaque (positivo) é o estado do Piauí, localizado na Região Nordeste, cuja média é de 9,3 (segunda melhor do país).

Políticas públicas de segurança devem ser desenvolvidas para reduzir esses índices de homicídios que fazem do Brasil o país com o maior número de mortes com a utilização de arma de fogo por habitantes.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Homicídios no Brasil "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/homicidios-no-brasil.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante