Espírito Santo

O Espírito Santo é um dos quatro estados da Região Sudeste do Brasil. De ocupação antiga, que data do século XVI, destaca-se na indústria extrativa e na produção cafeeira.

Bandeira do estado do Espírito Santo

O Espírito Santo é um dos 27 estados brasileiros e se localiza na Região Sudeste do país. Consiste no quarto menor em extensão territorial, desconsiderando-se o Distrito Federal. Possui faixa litorânea de 400 km, e a maritimidade exerce grande influência no seu clima, que é predominantemente tropical úmido.

Com relação à cobertura vegetal, dispõe de características do bioma Mata Atlântica, no qual o estado está inserido. A economia do Espírito Santo é liderada pelo setor industrial, com destaque para a indústria extrativa. O estado é também um grande produtor de café.

Leia também: São Paulo – estado mais populoso e com o maior PIB do Brasil

Dados gerais do Espírito Santo

  • Região: Sudeste.

  • Capital: Vitória.

  • Governo: Renato Casagrande e vice-governadora Jaqueline Moraes (2018-2022).

  • Área territorial: 46.074,447 km² (IBGE, 2019).

  • População: 4.064.052 pessoas (IBGE, 2020).

  • Densidade demográfica: 76,25 hab/km² (IBGE, 2010).

  • Fuso: GMT -3 horas (horário padrão de Brasília).

  • Clima: tropical úmido.

Geografia do Espírito Santo

O Espírito Santo é uma das unidades de federação que compõem a Região Sudeste do Brasil. Com área territorial de 46.074,447 km², é o quarto menor estado em extensão do país. É banhado a leste pelo Oceano Atlântico e possui faixa litorânea de 400 km. A Bahia faz divisa com o território capixaba ao norte; Minas Gerais, a oeste; e o Rio de Janeiro, ao sul.

  • Clima do Espírito Santo

O clima do estado é predominantemente tropical úmido, havendo diferenciação nas áreas de planície litorânea pela influência da maritimidade e nas porções interioranas, onde há a ocorrência de maiores elevações e, portanto, tendo a altitude como um dos principais fatores climáticos.

As temperaturas são elevadas na maior parte do ano, com média de 23 ºC. As chuvas se concentram no verão, quando o índice pluviométrico pode chegar aos 1800 mm, sendo a média do estado 1400 mm.

As áreas montanhosas do Espírito Santo apresentam características típicas do clima subtropical, com temperaturas amenas, verões chuvosos e invernos secos.

  • Vegetação do Espírito Santo

O Espírito Santo está inserido em sua totalidade no bioma Mata Atlântica, cuja cobertura vegetal é marcada pelas formações florestais que se dividem entre floresta ombrófila densa, que cobre a maior parte do estado, e aberta. O litoral apresenta vegetação característica, como mangues, restingas e vegetação de várzea.

O território espírito-santense faz parte, ainda, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Trata-se de uma área destinada à pesquisa e aprimoramento da gestão ambiental e desenvolvimento sustentável, com o intuito de promover a proteção do ecossistema.

Veja também: O que é sustentabilidade?

  • Relevo do Espírito Santo

O relevo do Espírito Santo divide-se entre a planície litorânea e as áreas de planaltos e serras na sua parcela ocidental. A primeira é conhecida como Baixada Espírito-Santense, que corresponde a 40% da área do estado. As porções mais acidentadas do território, localizadas a oeste, apresentam altitudes que ultrapassam os 2 mil metros. O ponto mais elevado do estado é o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

Formações rochosas dos Pontões Capixabas, monumento natural na cidade de Pancas, na região noroeste do estado.
  • Hidrografia do Espírito Santo

O Espírito Santo divide-se em 12 bacias hidrográficas, sendo a maior delas a Bacia do Doce-Suruaca.

O principal rio que atravessa o estado é o Rio Doce, com 853 km de extensão e cuja nascente se localiza em Minas Gerais. Outros rios importantes do estado são: Jucu, Itabapoana, Itapemirim, Itaúnas, São Mateus e Santa Maria da Vitória.

Mapa do Espírito Santo

Fonte: IBGE.

Demografia do Espírito Santo

A população espírito-santense é de 4.064.052 habitantes (IBGE, 2020), valor 15% maior do que o da população contabilizada no Censo de 2010, que era de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas. A densidade demográfica do estado é de 76,25 hab/km², a sétima maior do país.

A taxa de urbanização do Espírito Santo é de 83,4%, sendo o município de Serra o mais populoso do estado, com 527.240 habitantes. A capital, Vitória, possui 365.855 habitantes.

Conforme o Censo de 2010, a população era composta por 49,25% de homens e 50,74% de mulheres, concentrando-se nas faixas etárias que vão dos 10 aos 39 anos. A expectativa de vida ao nascer no Espírito Santo era de 79,1 anos em 2019, a segunda maior do país. O Estado se destaca ainda por ter registrado, em 2019, o menor índice de mortalidade infantil do Brasil.

Divisão geográfica do Espírito Santo

Até o ano de 2017, o IBGE dividia o Espírito Santo em quatro mesorregiões, as quais eram compostas por microrregiões formadas por um conjunto de municípios, conforme listamos abaixo.

  • Noroeste Espírito-Santense

    • Barra de São Francisco

    • Nova Venécia

    • Colatina

  • Litoral Norte Espírito-Santense

    • Montanha

    • São Mateus

    • Linhares

  • Central Espírito-Santense

    • Afonso Cláudio

    • Santa Teresa

    • Vitória

    • Guarapari

  • Sul Espírito-Santense

    • Alegre

    • Cachoeiro do Itapemirim

    • Itapemirim

Desde 2018, o IBGE adota a subdivisão por Regiões Geográficas Intermediárias e Imediatas.

O Espírito Santo se divide em quatro regiões intermediárias e suas respectivas regiões imediatas:

  • Vitória (Vitória, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante e Santa Maria de Jetibá);

  • São Mateus (São Mateus e Linhares);

  • Colatina (Colatina e Nova Venécia);

  • Cachoeiro do Itapemirim (Cachoeiro do Itapemirim e Alegre).

Acesse também: Regionalização socioeconômica do espaço mundial

Economia do Espírito Santo

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo foi de R$ 137,02 bilhões para o ano de 2018. O setor de serviços, com exceção da administração e setores públicos, é o responsável pela composição da maior parcela desse valor (48,63%). Na sequência está a indústria, com 32,35% e, por fim, a agropecuária, que participou em 2018 com 3,77% no PIB capixaba (IBGE, 2018).

O principal setor industrial no estado é o da indústria extrativa, com destaque para a extração de petróleo e gás natural, que respondem por 24,5% do PIB industrial. Ainda em se tratando da indústria de extração, o Espírito Santo desponta também na mineração e siderurgia, notadamente na produção de aço.

Na agropecuária, o café do tipo conilon aparece em primeiro lugar dentre os principais produtos agrícolas do estado. Na sequência está o café arábica. O Espírito Santo produz ainda pimenta-do-reino, tomate, banana, mamão, este líder das exportações de fruta, bem como cana-de-açúcar, cacau, coco e abacaxi.

O café é o carro-chefe da produção agrícola no Espírito Santo.

Governo do Espírito Santo

A sede do governo estadual do Espírito Santo fica no município de Vitória. O atual governador é Renato Casagrande (PSB), eleito em 2018 para mandato de quatro anos junto de sua vice, Jaqueline Moraes (PSB). No mesmo pleito foram eleitos para representar o estado 2 senadores, 10 deputados federais e 30 deputados estaduais.

Infraestrutura do Espírito Santo

O Espírito Santo, mais especificamente a região metropolitana de Vitória, é um dos pontos de partida e chegada da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que interliga o estado a Minas Gerais, chegando até Belo Horizonte. Ela realiza tanto o transporte de passageiros quanto o de cargas, como minérios de ferro da Vale (empresa que opera a EFVM), carvão e produtos agrícolas.

O estado conta também com um aeroporto internacional e outros cinco regionais. Entre as rodovias federais que passam pelo Espírito Santo, está a BR-101, que cruza todo o litoral capixaba e se estende pela faixa litorânea brasileira do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.

Com relação à infraestrutura urbana, 81,3% da população capixaba possuía acesso à rede de água em 2019. A rede de esgoto atendia 55,9% da população. Ambos os valores são referentes à população total (urbana e rural).

Cultura do Espírito Santo

As manifestações culturais do Espírito Santo refletem a sua diversa composição populacional, com influências indígenas, africanas e europeias, que são observadas desde a culinária típica do estado até as festas folclóricas que se espalham por todo o território.

Nas festas, destacam-se:

  • Dança das Flechas ou Alarde;

  • Folia de Reis;

  • Reis de Boi;

  • Bumba meu boi;

  • Ticumbi.

Em se tratando de danças, algumas das expressões populares são a capoeira e o jongo. A culinária capixaba, por sua vez, faz bastante uso de frutos do mar em suas receitas. A moqueca e a torta capixaba são dois dos pratos típicos do Espírito Santo.

A moqueca capixaba é um dos pratos típicos do Espírito Santo.

História do Espírito Santo

O território espírito-santense correspondia, à época da colonização do Brasil, à Capitania do Espírito Santo, doada a Vasco Fernandes Coutinho no ano de 1534. Um ano depois, o donatário aportou nas terras capixabas e deu nome à capitania.

Em 23 de maio de 1535, dia que marca a chegada dos portugueses, foi fundada a Vila Nova do Espírito Santo, posteriormente nomeada Vila Velha. Após disputas pelas terras com os índios goitacazes em 1551 e a vitória atribuída aos portugueses, o local foi renomeado Vitória, hoje capital do estado.

Desde então, aconteceram outros entraves com as populações locais, bem como tentativas de domínio por parte de outros estrangeiros (ingleses, holandeses e franceses). A autonomia do território do Espírito Santo com relação à Bahia, à qual era anexado desde 1715, foi conquistada em 1810, e seu primeiro governador foi nomeado dois anos mais tarde.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Espírito Santo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/espirito-santo.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.