Sangramento nasal

O sangramento nasal pode ocorrer por diversos fatores: clima seco, traumas, resfriados, alergias, rinite, tumores nasais, hipertensão, falta de vitaminas, entre outros.

Sangramento nasal

Muitas pessoas costumam ter sangramento no nariz, principalmente em dias secos. Isso ocorre porque na região do nariz, a mucosa é bastante vascularizada, úmida e fria. Num clima seco, a parede dos vasos sanguíneos perde água, deixando-os frágeis. Dessa forma, qualquer trauma causado por um espirro, pelo ato de coçar, dentre outros, pode causar uma lesão que gera o sangramento.

Mas o sangramento no nariz pode ser local ou sistêmico, e pode ocorrer em razão de traumas, resfriados, alergias, rinite, tumores nasais, desvio de septo nasal, infecções causadas por micro-organismos, acidentes, hipertensão, falta de vitaminas na dieta alimentar, exposição à fumaça ou a substâncias químicas irritantes, além do uso de determinados medicamentos que interferem na coagulação sanguínea.

O sangramento nasal é conhecido também como epistaxe e é caracterizada por perda de sangue pelo nariz ou pela boca. A epistaxe pode ser muito séria e pode ocorrer em ambas as narinas. Quando isso ocorrer, comprima as narinas com os dedos.

A prevenção se dá primeiro com pequenos cuidados como não assoar o nariz com muita força, evitar colocar o dedo no nariz (principalmente para as crianças), ter sempre cuidado para não lesionar o nariz em algum acidente ou esporte e utilizar umidificador em dias muito secos. Se o sangramento nasal for algo constante, procure um otorrinolaringologista. Pois dependendo do caso, pode ser necessária uma cauterização química ou térmica dos vasos sanguíneos.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LAY-ANG, Giorgia. "Sangramento nasal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sangramento-nasal.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante