Ossos do pé

Os ossos do pé estão agrupados em três conjuntos: ossos tarsais, metatarsais e falanges. No total, cada pé apresenta 26 ossos e 33 articulações.

Os ossos dos pés são estruturas fundamentais para nossa locomoção e equilíbrio.

Os ossos do pé são fundamentais para garantir que os pés desempenhem sua função de promover a locomoção, equilíbrio e sustentação do corpo. No total, cada pé apresenta 26 ossos, sendo eles divididos em sete ossos tarsais, cinco ossos metatarsais e 14 falanges, sendo três falanges por dedo, com exceção do hálux (o dedo grande do pé).

Tálus, calcâneo, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral são as denominações dos ossos tarsais. Os ossos metatarsais, por sua vez, são denominados de acordo com sua posição, sendo numerados de um a cinco. Existem 33 articulações nos pés, e elas estão agrupadas em quatro conjuntos: intertarsais, tarsometatársicas, metatarsofalangeanas e interfalangeanas.

Leia também: Quais são os ossos da mão?

Resumo sobre ossos do pé

  • Cada pé apresenta 26 ossos.

  • Tálus, calcâneo, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral são ossos tarsais.

  • Existem cinco ossos metatarsais que são denominados de acordo com sua posição.

  • No total existem 14 falanges, sendo três por dedo, com exceção do hálux, que possui duas.

  • No pé existem 33 articulações.

Quantos e quais são os ossos do pé?

Em cada um de nossos pés existem 26 ossos, os quais podem ser classificados em três grupos: ossos tarsais, metatarsais e as falanges. Esses ossos são fundamentais para que os pés possam garantir a sustentação do nosso corpo, o equilíbrio e a locomoção.

Os 26 ossos do pé estão divididos em três grupos.

Nomes e funções dos ossos do pé

Observe a ilustração dos ossos do pé e a localização das falanges.
  • Ossos tarsais ou ossos do tarso

Os ossos tarsais são ossos curtos, porém irregulares. São sete os ossos do tarso: tálus, calcâneo, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral. O tálus e calcâneo estão dispostos na fileira proximal, enquanto o navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral estão na fileira distal.

Entre os ossos do tarso, devemos destacar a função do tálus, que se trata do único osso do tarso que se articula com os ossos da perna, garantindo o recebimento do peso do corpo e a transferência para o osso calcâneo. O calcâneo é o maior osso dentre os tarsais, sendo ele o responsável por formar o calcanhar.

  • Ossos metatarsais ou ossos do metatarso

No grupo dos metatarsais temos um total de cinco ossos longos, os quais são responsáveis pela formação da região mediana dos pés, ligando o tarso e as falanges. O primeiro metatársico é o maior de todos e se relaciona com o suporte do corpo. Os ossos metatarsais são numerados de um a cinco.

  • Falanges

“Falanges” é a denominação dada aos ossos longos que formam os dedos dos pés. Cada dedo é composto por três falanges (falange proximal, média e distal), com exceção do hálux, que possui apenas a falange proximal e distal.

Veja também: Esqueleto humano — como estão divididos os 206 ossos do nosso corpo

Articulações dos ossos do pé

Observe os quatro tipos de articulações presentes no pé. 

O pé apresenta 26 ossos e 33 articulações, as quais se destacam por serem todas do tipo sinovial. As articulações do pé podem ser classificadas em quatro tipos:

  • Intertarsais: são as articulações presentes entre os ossos do tarso.

  • Tarsometatársicas: são as articulações presentes entre os ossos do tarso e os ossos do metatarso.

  • Metatarsofalangeanas: são as articulações presentes entre os ossos do metatarso e as falanges.

  • Interfalangeanas: são as articulações presentes entre as falanges.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Ossos do pé"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ossos-do-pe.htm. Acesso em 09 de maio de 2024.

De estudante para estudante