Ossos da mão

Os ossos da mão podem ser divididos em três grupos. Cada grupo é responsável por formar o punho, os ossos da palma da mão e os ossos dos dedos.

A mão é uma estrutura composta por 27 ossos.

Os ossos da mão totalizam 27 ossos, divididos em ossos do punho, da palma da mão e dos dedos. No que diz respeito às articulações, nas mãos é possível perceber mais de 20 locais de encontro entre ossos. As mãos são estruturas extremamente importantes para os seres humanos, ajudando-nos, por exemplo, a segurar e manusear objetos.

Leia também: Esqueleto humano

Resumo sobre os ossos da mão

  • As mãos possuem 27 ossos e mais de 20 articulações.

  • No punho são encontrados oito ossos.

  • Na palma da mão estão presentes cinco ossos.

  • Em cada dedo, observa-se a presença de três ossos, com exceção do polegar, que possui apenas dois ossos.

Anatomia da mão

As mãos são estruturas encontradas na extremidade dos membros superiores, sendo formadas por diferentes estruturas, como ossos, músculos, nervos, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos. As mãos são extremamente importantes para os seres humanos, estando relacionadas com tarefas que exigem força e também precisão, como segurar, apertar e manipular objetos.

Saiba mais: Como os ossos são formados?

Quais são os ossos da mão?

Os ossos da mão totalizam 27 ossos, os quais estão divididos em três grupos:

  • carpos,

  • metacarpos,

  • falanges.

Os ossos do punho são os carpos (oito ossos), os metacarpos são os ossos da palma da mão (cinco ossos) e os ossos dos dedos são as falanges (três ossos em cada dedo, com exceção do polegar). Percebe-se, portanto, que, apesar de ser uma estrutura relativamente pequena, a mão apresenta uma quantidade considerável de ossos.

Observe na figura os ossos da mão.
  • Carpos: ossos do punho

Os ossos que compõe o punho são chamados de cárpicos e estão dispostos em duas fileiras, cada uma contendo quatro ossos. Na fileira proximal, estão presentes os ossos pisiforme, piramidal, semilunar e escafoide. Já na fileira distal, temos o hamato, o capitato, o trapezoide e o trapézio.

  • Metacarpos: ossos da palma da mão

A palma da mão é formada por cinco ossos metacarpianos, os quais se radiam do punho e articulam-se com as falanges proximais dos dedos.

  • Falanges: ossos dos dedos

Denominam-se de falanges os ossos que compõem cada dedo. Os dedos possuem três falanges, a proximal, a média e a distal. Apenas o polegar possui duas falanges, não apresentando falange média.

Articulações da mão

Uma articulação pode ser definida como o local de união entre dois ou mais ossos, independentemente do grau de movimentação permitido nesse local.

Em cada mão, encontramos 27 ossos e mais de 20 articulações distintas. No punho temos articulações radiocárpicas e intercárpicas. No que diz respeito às articulações radiocárpicas, elas são realizadas entre a extremidade distal do rádio, um disco articular e três ossos da fileira proximal dos ossos do punho. Já as intercárpicas ocorrem entre os ossos cárpicos.

As articulações carpometacárpicas, por sua vez, ocorrem entre a porção distal dos ossos carpais e basais dos ossos metacarpais. As extremidades metacarpais formam ainda articulações com as extremidades proximais das falanges, sendo essas articulações chamadas de articulações metacarpofalângicas. Entre as falanges, observam-se as chamadas articulações interfalangeanas.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Ossos da mão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ossos-da-mao.htm. Acesso em 08 de maio de 2024.

De estudante para estudante