Olhos humanos

Os olhos humanos são órgãos responsáveis pela visão e, apesar de parecerem simples, possuem uma série de estruturas que garantem a captação de imagens.

O olho é uma estrutura complexa relacionada com nossa visão
Crédito da Imagem: shutterstock

Os olhos são estruturas responsáveis pela visão. Esse órgão é complexo e formado por várias partes que garantem a captação efetiva das imagens. A seguir, exploraremos melhor a anatomia do olho humano, conhecendo mais profundamente suas partes e a função de cada uma delas.

→ Olho humano

O olho humano é formado por uma série de elementos que atuam de forma conjunta. Há porções responsáveis, por exemplo, por permitir a entrada da luz e por elementos capazes de transformar o impulso luminoso em impulso elétrico. Entre as principais partes do olho humano, podemos citar:

  • Conjuntiva – A conjuntiva é uma membrada mucosa que reveste posteriormente as pálpebras e recobre a superfície anterior do olho até a córnea;

  • Esclera – Essa porção do olho corresponde ao chamado “branco do olho” e constitui um suporte externo fibroso para a inserção de músculos extra-oculares;

  • Córnea – A córnea é a parte transparente do olho, está localizada anteriormente e possui de 10 mm a 11 mm de diâmetro. Ela atua como meio refrator por possuir índice refracional maior que o do ar, além de garantir proteção contra micro-organismos.


Principais partes do olho humano

  • Íris A íris é a porção que dá cor aos olhos e está localizada na parte anterior do cristalino e posterior da córnea. Essa região possui importantes músculos que possibilitam o aumento ou a diminuição do tamanho da pupila de acordo com a quantidade de luz no ambiente.

  • Pupila – A pupila é uma região localizada no centro da íris e apresenta-se como um pequeno círculo escuro que muda de tamanho. Ela é uma abertura por onde a luz entra a fim de encontrar o cristalino.

  • Cristalino – O cristalino, também chamado de lente, é um disco transparente rico em proteína que divide o olho em duas partes: a anterior e a posterior. A porção anterior apresenta o humor aquoso, que se destaca por ser uma substância aquosa de cor clara. Já na porção posterior está o humor vítreo, que é um material gelatinoso formado por água, fibras de colágeno e ácido hialurônico. O cristalino promove a acomodação visual, pois modifica sua forma para garantir maior nitidez na visão.

  • Retina A retina é a camada encontrada internamente no olho e destaca-se por possuir fotorreceptores que são capazes de captar a informação visual e enviar essa mensagem ao nervo óptico. Isso significa que é na retina que as ondas luminosas transformam-se em impulsos nervosos.

    Nos seres humanos, existem dois tipos de células fotorreceptoras: os cones e os bastonetes. Os cones são pouco sensíveis à luz, mas garantem a visão em cores. Os bastonetes, por sua vez, não são capazes de distinguir cores, entretanto, são mais sensíveis à luz, o que nos permite ter uma visão noturna em preto e branco.

  • Nervo óptico – Esse nervo é responsável por garantir que impulsos elétricos do olho sejam levados para a área específica do cérebro que efetua a sua interpretação.

Por Ma. Vanessa Sardinha

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Olhos humanos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/olhos-humanos.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Os olhos humanos são estruturas importantes, pois garantem a captação das imagens. Sobre os olhos, marque a alternativa incorreta:

a) A conjuntiva e a esclera são partes do olho humano.

b) O olho humano, assim como o olho de certos artrópodes, é um olho composto.

c) Nos olhos humanos, existem dois tipos de células fotorreceptoras.

d) A íris é parte que se destaca pela porção dos olhos que lhes dá cor.

e) O “branco do olho” corresponde à esclera.

Exercício 2

Observe atentamente cada alternativa e marque aquela que indica corretamente o nome da parte do olho que se caracteriza por ser uma abertura pela qual a luz entra.

a) Córnea

b) Íris

c) Pupila

d) Cristalino

e) Retina