Lisossomos

Os lisossomos são organelas membranosas repletas de enzimas que atuam na digestão intracelular e que estão presentes em células eucarióticas.

Os lisossomos são sacos membranosos repletos de enzimas.

Lisossomos são organelas celulares envoltas por membranas que estão presentes nas células eucarióticas. Essas organelas caracterizam-se por serem sacos membranosos repletos de enzimas, as quais agem degradando diferentes moléculas, como proteínas e fosfolipídios.

Essas estruturas estão relacionadas com o processo de digestão intracelular, sendo capazes de garantir a digestão de materiais capturados no meio externo e de estruturas obsoletas da própria célula.

Saiba também: Mitocôndria — organelas relacionadas ao processo de respiração celular

Resumo sobre lisossomo

  • Lisossomos são organelas membranosas.

  • Estão presentes em células eucarióticas (que possuem núcleo definido), sendo considerados, por muitos autores, uma organela exclusiva da célula animal.

  • Contêm enzimas e estão relacionados com a digestão intracelular.

  • Realizam digestão de materiais capturados pela célula e também de partes celulares obsoletas.

O que são lisossomos?

Lisossomos são organelas celulares que se apresentam como pequenos sacos ricos em enzimas digestórias. Essas organelas são, em geral, de formato esférico e apresentam um diâmetro de 0,05 µm a 0,5 µm. Os lisossomos apresentam cerca de 40 tipos distintos de enzimas, tais como as que degradam ácidos nucleicos, fosfolipídios e proteínas.

Essas enzimas são otimamente ativas em pH ácido. Os lisossomos são envolvidos por uma membrana única que garante que as enzimas digestórias presentes na organela não entrem em contato com o citosol (a parte do citoplasma localizada entre as organelas). O pH do citosol é de aproximadamente 7,2 e é considerado uma forma de defesa caso enzimas escapem dessa organela, uma vez que se tornam pouco ativas em pH neutro.

A membrana lisossômica, além de evitar a passagem de enzimas, apresenta transportadores que garantem que os produtos finais da digestão de macromoléculas sejam transportados para o citosol, onde poderão ser utilizados pela própria célula ou ser lançados para fora dela. A membrana apresenta, ainda, uma bomba de H+ que o projeta para dentro do lisossomo, assegurando, desse modo, que o pH no interior da organela permaneça ácido.

As enzimas digestórias e as membranas lisossomais são sintetizadas pelo retículo endoplasmático rugoso e transferidas para o complexo de Golgi para processamento. Alguns lisossomos surgem por brotamento a partir da face trans do complexo golgiense.

Leia também: Qual a relação entre a secreção celular e o complexo golgiense?

  • Lisossomos primários

As vesículas formadas a partir do complexo golgiense constituem os chamados lisossomos primários. Esses lisossomos se caracterizam por não terem ainda participado do processo de digestão intracelular e conterem apenas enzimas em seu interior.

  • Lisossomos secundários

A partir do momento que os lisossomos primários se fundem com vesículas para dar início ao processo de digestão, passam a ser chamados de lisossomos secundários.

Função dos lisossomos

Os lisossomos participam do processo de digestão intracelular.

Os lisossomos são organelas responsáveis pela digestão intracelular, promovendo a degradação de várias partículas extracelulares e moléculas ingeridas pelas células. As células eucarióticas são capazes de capturar partículas, moléculas e líquidos através da endocitose, um processo em que o material a ser ingerido é englobado por uma porção de membrana plasmática, dando origem a uma pequena vesícula no interior da célula.

Podemos classificar a endocitose em dois tipos: a pinocitose e a fagocitose. A pinocitose está relacionada à ingestão de líquido e moléculas por pequenas vesículas, enquanto a fagocitose relaciona-se à ingestão de partículas maiores, como micro-organismos.

Na fagocitose, as partículas grandes capturadas pela célula permanecem em vesículas chamadas de fagossomos. Os fagossomos se fundem com os lisossomos, os quais realizarão a digestão.

No caso de líquidos extracelulares e moléculas capturadas por vesículas menores, o conteúdo dessas vesículas são entregues aos lisossomos por meio de estruturas chamadas de endossomos. Os endossomos possuem como função principal a distribuição de materiais que foram endocitados.

A autofagia promove a renovação contínua da célula.

Além de garantir a digestão das partículas e moléculas capturadas do meio externo pela célula, os lisossomos são capazes de realizar autofagia. A autofagia nada mais é do que a degradação de partes da própria célula que não serão mais utilizadas.

Para que esse processo ocorra, a célula envolve a organela com membrana, formando o autofagossomo. Este então se funde com os lisossomos, e a digestão intracelular acontece. Após a digestão, os compostos são liberados para o citosol para reutilização pela célula.

Veja também: Ribossomos — organelas celulares relacionadas com a síntese proteica

Onde os lisossomos são encontrados?

Os lisossomos são organelas observadas no citosol de células eucarióticas. É importante considerar que:

  • Muitos autores afirmam que os lisossomos são encontrados exclusivamente em células animais.

  • Outros autores consideram, no entanto, que lisossomos podem estar presentes tanto em células animais quanto em células vegetais.

De maneira geral, costuma-se considerar que se trata de uma estrutura exclusiva da célula animal.

Doença de Tay-Sachs e a relação com lisossomos

A doença de Tay-Sachs é um problema genético raro que ocorre como consequência da insuficiência de uma enzima hidrolítica presente em lisossomos. Essa enzima, hexosaminidase, é responsável pela decomposição de glicolipídeos, um tipo de lipídio. Sem sua degradação, eles se acumulam no cérebro, interferindo em diferentes processos importantes para a vida do indivíduo, como a coordenação motora, a respiração e a visão.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Lisossomos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/lisossomos.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente as estruturas necessárias para a formação de um vacúolo digestivo.

a) Fagossomos ou pinossomos e lisossomos.

b) Retículo endoplasmático e lisossomos.

c) Lisossomos e mitocôndrias.

d) Fagossomos ou pinossomos e mitocôndrias.

e) Fagossomos, retículo endoplasmático e lisossomos.

Exercício 2

Os lisossomos são estruturas que atuam na digestão intracelular. Entre as alternativas abaixo, marque a alternativa que indica corretamente a organela formadora do lisossomo.

a) Retículo endoplasmático.

b) Centríolo.

c) Vacúolo.

d) Plastos.

e) Complexo golgiense.