Introdução ao Cerrado brasileiro

Paisagem típica do bioma Cerrado

O bioma Cerrado representa 25% do território nacional, sendo encontrado em Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rondônia e São Paulo, sendo o segundo maior bioma do país em área, apenas superado pela Floresta Amazônica.

A pobreza de nutrientes no solo, este de grande profundidade e rico em óxidos de alumínio e ferro, o clima e a ocorrência do fogo conferem formações vegetais características e, consequentemente, fauna característica, dando ao Cerrado um alto nível de endemismos.

Sua vegetação apresenta fisionomias que englobam formações florestais com espécies arbóreas, predominantemente, formações savânicas, com árvores e arbustos sob gramíneas e formações campestres, com predomínio de espécies herbáceas e algumas arbustivas.

Porém, infelizmente, apenas cerca de 20% da área do bioma ainda não se submeteu a perturbações humanas, principalmente quanto à ocupação e utilização exagerada e não sustentável das paisagens naturais. Quanto à fauna, queimadas, atropelamentos, caça indiscriminada, intoxicação por agrotóxicos são os principais fatores que a comprometem e, obviamente, não podem ser deixadas de fora as atividades agropecuárias e, relacionadas à elas, as queimadas e uso indiscriminado de agrotóxicos.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Introdução ao Cerrado brasileiro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/introducao-ao-cerrado-brasileiro.htm. Acesso em 30 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(Unesp–2008) Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de km², hoje restam apenas 20% desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. Este bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana.

Disponível em: <www.portalbrasil.net>. Acesso em: 29 abr. 2008 (Adaptação).

O bioma brasileiro a que o texto faz referência é:

a) Campos

b) Floresta Latifoliada

c) Caatinga

d) Cerrado

e) Floresta Equatorial

Exercício 2

O Cerrado é o segundo maior bioma do território brasileiro em área, sendo superado apenas pela:

a) Caatinga.

b) Mata das Araucárias.

c) Amazônia.

d) Mata Atlântica.

e) Pampa.