Ecolocalização

A ecolocalização, biossonar ou localização pelo eco, é uma importante adaptação de algumas espécies de animais que permite o reconhecimento do ambiente sem o auxílio da visão.

Golfinhos recorrem à ecolocalização para reconhecer o ambiente
Crédito da Imagem: shutterstock

A ecolocalização é uma importante adaptação existente em alguns animais, como o golfinho e o morcego. Essa adaptação garante que esses animais consigam montar um mapa de localização sem utilizar a visão. Isso é particularmente importante para animais que vivem em locais mal iluminados ou que apresentem visão pouco desenvolvida.

→ Mas, afinal, o que é a ecolocalização?

A ecolocalização, conhecida também como biossonar e localização pelo eco, é um processo que consiste na emissão de ondas ultrassônicas pelos animais e a posterior análise do eco que retorna para eles. Para que esse processo ocorra, é necessário que o animal possua um órgão capaz de produzir um sinal acústico e apresente a capacidade de interpretar o eco do sinal emitido. Essa interpretação é garantida pelo sistema auditivo desses animais.

Essa adaptação possibilita a identificação dos obstáculos e de presas no ambiente. Com isso, o animal pode ter uma percepção tridimensional do meio, formando verdadeiros mapas do local.

→ Quais animais fazem uso da ecolocalização?

Diferentes espécies utilizam a ecolocalização. Entre as mais conhecidas, podemos citar o morcego e o golfinho. Entretanto, não são apenas os mamíferos que realizam esse processo o qual, apesar de ser um caso mais raro, ocorre também em pássaros, por exemplo.

  • Morcego

A ecolocalização é uma capacidade primordial para os morcegos, uma vez que eles possuem hábitos noturnos e visão pouco desenvolvida. Para realizar esse tipo de localização, um pulso, que consiste em uma onda de alta frequência inaudível para seres humanos, é emitido por esses animais. Após ser emitido, esse pulso atinge os obstáculos próximos, é refletido na forma de eco, que é captado pelo ouvido dos morcegos e, assim, interpretado.

  • Golfinho

​​​​​​​Os golfinhos, diferentemente dos morcegos, emitem pulso de frequência variável por sua laringe. Quando emitido, esse pulso encontra alguma barreira e reflete o eco, o qual é captado pelas mandíbulas desses animais. O sinal, então, segue por canais até o ouvido, garantindo a percepção do meio ambiente.

  • Andorinhões

​​​​​​​Esses pássaros emitem sons e interpretam o eco produzido. Como dito anteriormente, em aves, essa é uma característica pouco observada, porém permite que essas espécies sejam capazes de viver em locais com pouca iluminação, como atrás de cachoeiras.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Ecolocalização"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ecolocalizacao.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante