Duplicação semiconservativa

A síntese semiconservativa

Tendo como pressuposto que a molécula de DNA carrega consigo as informações hereditárias, podemos imaginar que durante o processo de divisão celular, em algum momento essa importante e intrigante molécula se multiplica permitindo a propagação do código genético que permeia a existência da vida.

Assim, a duplicação semiconservativa representa o fenômeno resultante da reprodução da molécula de DNA, em que uma das moléculas recém-formadas conserva uma das cadeias, um dos filamentos de polinucleotídios, precedente da molécula mãe, produzindo uma nova cadeia complementar a que lhe serviu de molde.

Para ocasião desse processo são rompidas as pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas complementares, separando os dois filamentos de DNA como se fosse um zíper, a partir da ação mediada pela enzima DNA-polimerase.

Através desse mecanismo semiconservativo, foi e é possível a transmissão das características elementares do genoma de todas as espécies durante a evolução da biodiversidade, cada qual em seu tempo, passando por transformações selecionadas de geração em geração.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Duplicação semiconservativa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/duplicacao-semiconservativa.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

A duplicação do DNA é essencial para que as células-filhas tenham a quantidade adequada de material genético após a divisão celular. Na duplicação do DNA, uma das fitas de DNA serve como molde e, ao final, a nova fita será formada por uma fita parental e uma recém-sintetizada. Por esse motivo, dizemos que a duplicação é:

a) conservativa.

b) desigual.

c) dependente.

d) complementar.

e) semiconservativa.

Exercício 2

Na duplicação de DNA, uma nova fita é formada a partir de uma fita usada como molde. Para que a síntese de uma nova fita ocorra, é necessário que as duas fitas do DNA parental separem-se. Isso é feito pela enzima:

a) DNA polimerase.

b) DNA primase.

c) DNA topoisomerase.

d) DNA helicase.

e) DNA isomerase.