Cérebro

O cérebro humano, localizado no interior da caixa craniana, é considerado o núcleo de inteligência e de aprendizagem do organismo.

Resultado de uma radiografia da cabeça de um ser humano, mostrando seu cérebro.
O cérebro é uma estrutura que faz parte do nosso sistema nervoso e é considerado o órgão mais complexo do nosso organismo.

O cérebro é uma porção do sistema nervoso central que está contida no interior da caixa craniana. Faz parte do encéfalo, sendo responsável por representar cerca de 80% da massa dessa porção do SNC. É considerado o centro da inteligência e aprendizagem do nosso organismo e se desenvolve a partir do telencéfalo.

O órgão pode ser dividido em duas partes, o hemisfério cerebral esquerdo e o direito, que estão conectados pelo corpo caloso. Podemos dividir os hemisférios cerebrais em quatro lobos, que recebem o nome de acordo com o osso do crânio situado acima dele. Assim, temos o lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal e lobo occipital.

Leia também: Coração humano — o órgão que garante que o sangue seja impulsionado para todo o corpo

Resumo sobre cérebro

  • O cérebro é uma porção do encéfalo que representa praticamente 80% do peso dessa parte do SNC.

  • O prosencéfalo, uma região do tubo neural, inclui o telencéfalo e o diencéfalo. O telencéfalo dá origem ao cérebro.

  • O cérebro relaciona-se, entre outras funções, com a integração de informações sensoriais e a memória.

  • O cérebro é dividido nos hemisférios esquerdo e direito.

  • Cada hemisfério é dividido em quatro lobos: lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal e lobo occipital.

O que é o cérebro?

No interior da caixa craniana, encontramos o encéfalo, uma parte do sistema nervoso central (SNC) que recebe, processa e gera respostas às mensagens que chegam até ele. O encéfalo é dividido em várias partes, sendo o cérebro uma delas.

Considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do nosso corpo, o cérebro é a maior parte do encéfalo, compondo cerca de 80% da massa total dessa parte do SNC. Ele é o órgão mais complexo do nosso organismo e está protegido pela caixa craniana, a qual é formada por uma série de ossos.

Analisando o corte de um cérebro, é possível perceber que a região mais externa é mais escura (substância cinzenta) quando comparada à parte interna (substância branca). A região mais externa, que apresenta espessura que varia de 1 a 4 mm, é denominada córtex cerebral e abriga os corpos celulares dos neurônios. Já a parte mais interna é rica em feixes de axônios mielinizados, o que garante uma coloração mais clara.

O cérebro apresenta uma série de dobras características na região do córtex. Essas dobras servem para aumentar a área de superfície dessa estrutura, que conta apenas com o espaço restrito da cavidade craniana.

Qual é a função do cérebro?

O cérebro é a parte do encéfalo relacionada com funções como a memória, inteligência, raciocínio, linguagem, comportamento e razão. Além disso, é também o cérebro o responsável pelo controle da contração dos músculos esqueléticos e integração de informações sensoriais.

O cérebro está relacionado, entre outras funções, com a memória e com o raciocínio.

Desenvolvimento do cérebro

À medida que o embrião humano se desenvolve, o tubo neural forma três regiões na sua porção anterior denominadas prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Essas três regiões serão responsáveis por formar o encéfalo humano.

O mesencéfalo e parte do rombencéfalo serão responsáveis por formar o tronco cerebral. A outra porção do rombencéfalo formará o cerebelo. O prosencéfalo, por sua vez, inclui o telencéfalo e o diencéfalo. O diencéfalo dará origem ao tálamo, hipotálamo e epitálamo. Já o telencéfalo será responsável por formar o cérebro.

Veja também: Coluna vertebral — a estrutura que garante sustentação ao nosso corpo e protege a medula espinal

Como se divide o cérebro?

O cérebro pode ser dividido em duas partes, hemisfério cerebral esquerdo e hemisfério cerebral direito, que estão conectados pelo corpo caloso, uma estrutura formada por um espesso feixe de fibras nervosas.

É importante destacar que os hemisférios comandam lados opostos do corpo. Isso quer dizer que o lado esquerdo do cérebro, por exemplo, controla movimentos do lado direito do corpo e vice-versa.

 Cada lado do córtex cerebral é dividido em quatro lobos.

Ainda, podemos dividir os hemisférios cerebrais em quatro lobos, que recebem o nome de acordo com o osso do crânio situado acima dele:

  • Lobo frontal: relacionado com trabalho criativo, raciocínio, personalidade, tomada de decisões, movimentação dos músculos esqueléticos, entre outras funções.

  • Lobo temporal: atua, principalmente, na comunicação, relacionando-se com a audição e compreensão da linguagem.

  • Lobo parietal: relacionado, entre outras funções, com a percepção de dor, frio, calor e toques.

  • Lobo occipital: possui relação com o processamento das informações visuais.

Curiosidades sobre o cérebro humano

  • Apesar do que muitos afirmam, os humanos não utilizam apenas 10% do seu cérebro. Uma grande porção dessa parte do nosso sistema nervoso trabalha para garantir o funcionamento adequado do corpo, mas é impossível atribuir uma porcentagem ao seu funcionamento.

  • O cérebro de Albert Einstein foi retirado após a sua morte para estudos. O órgão foi fotografado e várias lâminas foram montadas a fim de identificar o motivo de tamanha inteligência do pensador.

  • Cientistas afirmam que a nossa dependência de salvar informações em celulares, tablets e computadores está afetando a nossa capacidade de memória.

  • O cérebro não apresenta terminações nervosas que captam dor, mas recebe os sinais de dor captados no organismo.

  • Algumas cirurgias de retirada de tumor cerebral precisam ser realizadas com o paciente acordado. Há casos em que o paciente fica até mesmo tocando instrumentos musicais.

  • Um estudo publicado na revista Jama Network Open afirma que o videogame pode ajudar o desenvolvimento cognitivo de crianças. As crianças que jogavam videogame apresentaram maior atividade cerebral em áreas associadas à atenção e memória e foram mais rápidas na realização de tarefas cognitivas.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Cérebro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cerebro-humano.htm. Acesso em 29 de março de 2025.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Muitas pessoas pensam que o termo cérebro pode ser usado como sinônimo de encéfalo. Entretanto, essa primeira estrutura é, na realidade, uma porção do encéfalo. Sobre o cérebro, marque a alternativa incorreta:

a) O cérebro é o núcleo da nossa aprendizagem.

b) O cérebro pode ser dividido em hemisfério esquerdo e direito.

c) Podemos nomear os lobos do cérebro utilizando como critério o nome do osso que se encontra acima dele.

d) A estrutura que conecta o hemisfério esquerdo e direito do cérebro é o córtex cerebral.

e) Em um corte do cérebro, é possível perceber que a região mais interna apresenta-se mais clara que a externa.

Exercício 2

O cérebro, assim como as outras porções do encéfalo e a medula espinhal, faz parte:

a) do sistema nervoso periférico.

b) do sistema nervoso simpático.

c) do sistema nervoso central.

d) do sistema nervoso parassimpático.

e) do sistema nervoso autônomo.

Exercício 3

Analisando o corte de um cérebro, é possível perceber uma região mais externa e outra mais interna. A região mais externa, conhecida como substância cinzenta, é rica em:

a) axônios.

b) dendritos mielinizados.

c) corpos celulares.

d) prolongamentos celulares.

e) bainha de mielina.

Exercício 4

(UFRN) Um motorista infrator, ao dirigir, na Via Costeira, em alta velocidade, perdeu o controle do carro em uma curva, sofrendo um acidente. Ao chegar ao pronto-socorro, diagnosticou-se uma isquemia cerebral (bloqueio da circulação nas artérias que fornecem sangue ao encéfalo) no lobo frontal do cérebro.

Como consequência, poderá haver comprometimento da capacidade do motorista para

a) piscar sob o estímulo de uma luz intensa.

b) salivar ao sentir o aroma de uma comida.

c) preencher uma ficha de identificação.

d) sentir dor ao encostar em um ferro quente.