A importância dos fungos para os seres humanos

Os fungos são organismos heterótrofos que se nutrem de substâncias orgânicas e são extremamente importantes na reciclagem de matéria orgânica.

Os fungos são organismos muito úteis aos seres humanos

Os fungos são organismos eucariontes que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não conseguem produzir seu próprio alimento. Seus principais representantes são os cogumelos, orelhas-de-pau, leveduras e bolores. Algumas espécies de fungos trazem grandes prejuízos aos seres humanos, como a deterioração de alimentos, doenças como candidíase, pano branco, micoses, aspergilose pulmonar etc., no entanto, outras espécies são extremamente importantes, como veremos a seguir.

Como dissemos anteriormente, os fungos são organismos heterótrofos e se alimentam de moléculas orgânicas retiradas da matéria orgânica. Essa matéria orgânica da qual eles retiram essas moléculas é proveniente de cadáveres e restos de plantas e animais. Por esse motivo, eles são chamados de saprófagos e, juntamente com as bactérias, decompõem a matéria orgânica, fazendo a reciclagem de nutrientes na natureza e impedindo o acúmulo de lixo orgânico.

Algumas espécies de fungos como o Agaricus campestris e o Lentinus edodes, conhecidos respectivamente como champignon e shitake, são amplamente utilizados no preparo de diversos pratos da gastronomia.

Além desses fungos, há os que são utilizados na fabricação de queijos, como o Penicillium roqueforti, utilizado na produção do queijo roquefort, e o Penicillium camembertii, utilizado na fabricação do queijo camembert.

Já as leveduras, como o Saccharomyces cerevisae, são empregadas na fabricação de alimentos como pães, roscas, bolos etc. Elas são utilizadas como fermento, pois conferem à massa leveza e maciez. Em bebidas alcoólicas, como a cerveja, uísque e saquê, o Saccharomyces cerevisae também é empregado, mas na produção de vinho, o fungo utilizado é o Saccharomyces ellipsoideus.

Além de serem importantes como decompositores, na indústria alimentícia e de bebidas, os fungos também são muito importantes na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina, descoberta por Alexander Fleming no ano de 1929, que é amplamente empregada nos dias atuais.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "A importância dos fungos para os seres humanos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-importancia-dos-fungos-para-os-seres-humanos.htm. Acesso em 02 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Sabemos que os fungos são organismos heterotróficos, apesar de muitos acreditarem que eles são bastante semelhantes às plantas. Alimentam-se de matéria orgânica, sendo responsáveis pela reciclagem de nutrientes.

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome utilizado em referência a organismos que realizam a decomposição de matéria orgânica:

a) Saprófagos.

b) Autotróficos.

c) Bacteriófagos.

d) Neurófagos.

e) Propágulos.

Exercício 2

Algumas pessoas acreditam que os fungos são responsáveis apenas por ocasionar doenças e estragar os alimentos. Devemos destacar, no entanto, que os fungos são utilizados como alimentos e na fabricação de alguns produtos, como queijos e pães.

Entre as espécies citadas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nome do fungo conhecido popularmente como champignon.

a) Saccharomyces ellipsoideus.

b) Penicillium roqueforti.

c) Agaricus bisporus.

d) Penicillium camembertii.

e) Saccharomyces cerevisae.