Jacob de Castro Sarmento

Grande médico judeu-português de Londres nascido em Bragança, preparador de um grande sucesso comercial, a Água Inglesa, um composto líquido medicamentoso contendo quina. Diplomado em Coimbra desempenhou um importante papel na introdução e vulgarização em Portugal das novas correntes iatromecânicas sob a influência de Boerhaave, assim como das teorias de Newton.

Por causa de sua origem judia mudou-se para a Inglaterra receoso da perseguição do Santo Ofício. Tornou-se um dos que deram origem a dinastias de fabricantes de remédios secretos, procedimento comum entre os século XVII e XIX, vendendo principalmente os medicamentos e fórmulas Curvianas e a Água de Inglaterra.



A utilização dos remédios secretos começou a ser condenada pelos setores mais avançados da Medicina a partir de meados do Século XVIII e atingiu sua rejeição máxima com a criação da Junta do Proto-Medicato (1782). Publicou importantes obras na Inglaterra de grande utilização entre profissionais portugueses e morreu em Londres.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Jacob de Castro Sarmento"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/jacob-castro.htm. Acesso em 01 de maio de 2024.

De estudante para estudante