Hugues Charles Robert Méray

Matemático e professor francês nascido em Chalon-sur-Saône, na Borgonha, de grande importância para o desenvolvimento da análise. Publicou Nouveau precis of analyse infinitésimale (1872). Estudou na École Normale Supérieure, em Paris (1854 -1857).

Após a graduação, ensinou no Lycée de St Quentin por dois anos e parou de ensinar por sete enquanto morou numa vila próxima ar Chalon-sur-Saône, onde esteve apenas estudando e pesquisando. Voltou a ensinar (1866), agora permanecendo um ano na Universidade de Lyon até que foi contratado como professor de matemática pela Universidade de Dijon, onde permaneceu o resto de sua vida.



Reconhecido como um gênio da matemática, foi autoridade em números irracionais, tendo publicado o primeiro paper da história no assunto: Remarques sur la nature des quantités définies par la condition de servir de limites à des variables données (1869), antecipando-se a teoria revolucionária de Cantor. Voltou a publicar no assunto com o livro Nouveau précis d'analyse infinitésimale (1872), revisado por Hermann Laurent (1873). Depois publicou uma série de papers (1872-1894) sobre análise e morreu em Dijon, França.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Hugues Charles Robert Méray"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/hugues-charles.htm. Acesso em 02 de maio de 2024.

De estudante para estudante