Francesco Redi

Médico e poeta italiano nascido em Arezzo, que realizou a célebre Experiência de Redi sobre a geração de animais inferiores. Estudou em Florença e Pisa e tornou-se médico do duque de Tuscana. Começou a testar empiricamente a hipótese da geração espontânea (1668), colocando pedaços de carne em dois frascos abertos e cobriu um deles com uma fina camada de gaze. Observou que os dois frascos ficaram rodeados por moscas, mas elas só podiam pousar no pedaço de carne descoberto.

Depois de alguns dias, os dois pedaços apodreceram, mas surgiram larvas apenas no frasco aberto. Concluiu que as larvas surgiam de ovos colocados pelas moscas. Provou assim que a vida não surgia espontaneamente em qualquer circunstância. Apesar da sua contribuição, a abiogênese ainda iria prevalecer por mais um século. Destacou-se também por seus estudos sobre o veneno das víboras. Escreveu um livro sobre animais parasitas. Morreu em Pisa e sua principal obra poética foi Bacco in Toscana (1685).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Francesco Redi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/francescoredi.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas