David Barnard Steinman

Engenheiro estadunidense nascido em New York, NY, famoso construtor de pontes nos Estados Unidos, projetou-as para todos os continentes do mundo. Formado em New York City, tornou-se o mais jovem professor universitário da cidade quando tinha 23 anos. Foi quem projetou (1922) a ponte Hercílio Luz, SC, ligando Florianópolis ao continente, a maior ponte pênsil de correntes daquela época no mundo com seus 822 m de extensão e tendo o ramo pênsil 339m de comprimento. Construída (1922-1926) pela firma Buington & Sundstrom, esta ponte tornou-se o cartão-postal de Florianópolis.



Foi uma das primeiras pontes pênseis de vulto construídas no Brasil e constituiu a primeira ligação entre a Ilha de Santa Catarina e o continente. A construção da ponte foi o evento decisivo que firmou Florianópolis como Capital do Estado de Santa Catarina. Outros exemplos de seus projetos foram a Mount Hope Bridge (1927) e a George Washington Bridge, em New York City (1931), entre seus mais de 400 projetos. Fundou a National Society of Professional Engineers e foi seu primeiro presidente. Publicou vários trabalhos em engenharia, especialmente em pontes pênseis, e morreu em New York City.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "David Barnard Steinman"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/david-barnard-steinman.htm. Acesso em 30 de abril de 2024.

De estudante para estudante