Daniel Carleton Gajdusek

Daniel Carleton Gajdusek, médico ganhador do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia (1976)

Médico virologista e antropologista estadunidense nascido em Yonkers, NY, especialista em pesquisas sobre a origem e disseminação das doenças infecciosas e um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1976). Graduado na University of Rochester (1943) e recebeu seu M.D. na Harvard University (1946) e tornou-se fellow em pediatria. In 1954 I Foi para a Australia trabalhar como pesquisador visitante com Frank Burnet no Walter and Eliza Hall Institute of Medical Research in Melbourne, onde pesquisando em imunologia e virologia, desenvolveu estudos paralelos em doenças infantis em populações aborígines australianos e da Nova Guiné.



Descobriu a causa da doença de kuru, uma doença viral que ataca o cérebro, comum entre os aborígines de Nova Guiné. Entrou para o staff do U.S. National Institutes of Health, Bethesda, MD (1958), onde ficou até se aposentar (1997). Ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1976), juntamente com Baruch Blumberg, do The Institute for Cancer Research, Philadelphia, PA, por suas pesquisas sobre a origem e disseminação das doenças infecciosas.

Figura copiada do site THE NOBEL PRIZE

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Daniel Carleton Gajdusek"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/daniel-carleton-gajdusek.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante