Camaleão (Família Chamaeleonidae)

Camaleões são répteis pertencentes à Família Chamaeleonidae

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Chamaeleonidae


Camaleões são répteis pertencentes à Família Chamaeleonidae, nativos da África, Ásia e Europa. Seus representantes estão distribuídos nos Gêneros Rhampholeon, Furcifer, Calumma, Brookesia e Bradypodion.

O tamanho desses lagartos varia entre os sessenta centímetros e um metro. Possuem crista no topo da cabeça, e que se estende até a nuca. O corpo é levemente achatado lateralmente; e os olhos são saltados para fora, e movem-se de forma independente, permitindo um campo de visão de 360º. Os pés são fortes e em forma de pinça; e a cauda é longa e preênsil. A língua possui estas duas últimas características, e também é pegajosa, e bastante ágil.

A maioria dos camaleões vive em copas de árvores, alimentando-se de folhas, frutos, artrópodes e pequenas aves. Alguns também podem ser encontrados em arbustos ou no solo, embaixo de folhas caídas. De hábitos diurnos, costumam viver solitários, aproximando-se do sexo oposto somente no período da cópula. A expectativa de vida é de aproximadamente cinco anos.

Possuem a habilidade de modificar a tonalidade de sua pele, de acordo com fatores como luminosidade, temperatura e contexto em que se encontram. Assim, podem se camuflar, permitindo com que se protejam de seus predadores, uma vez que a fuga não é uma boa estratégia, já que são bastante lentos; e também se esconder de suas presas, atacando-as no momento mais oportuno. No entanto, a alteração em sua coloração é mais amplamente utilizada em interações entre indivíduos da mesma espécie, indicando agressividade, receptividade, recuo, etc.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Camaleão (Família Chamaeleonidae)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/camaleao.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante