Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cantadas

As cantadas são interpretadas frequentemente pelas mulheres como agressão verbal, uma vez que, muitas vezes, sentem-se ameaçadas e envergonhadas.

Toda mulher tem direito de sair às ruas sem que ninguém lhe diga coisas desagradáveis
Toda mulher tem direito de sair às ruas sem que ninguém lhe diga coisas desagradáveis
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Frequentemente, as mulheres, em maior número, são alvo das famosas cantadas ou “elogios”. Para muitas mulheres, essas estratégias, usadas tradicionalmente como uma forma de sedução, podem ser mais que um simples elogio, sendo consideradas até mesmo como assédio sexual. Mas até que ponto uma cantada pode ser considerada um assédio?

Homens e mulheres discordam em vários pontos quando o assunto é a sedução e o elogio a pessoas desconhecidas. Alguns homens chegam a afirmar que muitas mulheres gostam de levar cantadas e que se sentem mais desejadas e com a autoestima elevada. Apesar de ser uma colocação um tanto machista, algumas mulheres realmente se sentem assim, no entanto, a grande maioria tem uma opinião bastante diferente.

A grande maioria das mulheres afirma que cantadas, principalmente aquelas de rua, fazem com que elas se sintam como verdadeiros objetos. Algumas, inclusive, temem que a abordagem verbal torne-se física, uma vez que há frequentemente nos noticiários casos de estupro. Isso ocorre porque comumente as cantadas de rua possuem conteúdo impróprio, que muitas vezes deixam as mulheres envergonhadas, além de, como dito anteriormente, fazer com que se sintam ameaçadas.

No caso de cantadas em baladas, a situação pode ser ainda mais constrangedora, uma vez que a maioria das mulheres não sabe como lidar com esse tipo de situação. Há muitos relatos de pessoas que foram xingadas e até mesmo agredidas por não responderem a uma determinada abordagem da forma como era esperado. Isso acontece principalmente em virtude do uso de álcool, que é frequente em festas e bares. Claro que nem todos os homens são assim, mas diante de tantos casos de agressão, não é de se surpreender que muitas mulheres sintam medo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale destacar também que na balada é fácil perceber quando o interesse é mútuo. Sendo assim, um elogio, nesses casos, sempre é bem-vindo, uma vez que há a permissão para o flerte. Quando a cantada ocorre sem a permissão, provavelmente não obterá êxito.

Claro que não podemos afirmar que toda cantada tem por objetivo assustar a mulher, deixá-la constrangida ou até mesmo ameaçá-la. Muitas vezes, a cantada pode ser uma simples piada, sem nenhuma maldade. Mas devemos fazer alguns questionamentos: Será que as mulheres gostam desse tipo de abordagem? Será que não existe um modo mais agradável de fazer um elogio? Como as cantadas são consideradas como insultos e até mesmo uma forma de ameaça por grande parte das mulheres, por que os homens insistem nessa artimanha?

O tema é bastante complexo e divide bastante a opinião de homens e mulheres. Mas, para você, até que ponto a cantada é uma atitude aceitável?

Você sabia que importunar alguém, em lugar público ou acessível ao público, de modo ofensivo ao pudor é uma contravenção penal? A importunação ofensiva ao pudor é uma contravenção que tem como pena o pagamento de multa.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Cantadas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sexualidade/cantadas.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

De estudante para estudante