Texto -A +A

Riscos do consumo exagerado de açúcar

Saúde e Bem-estar

Os riscos do consumo exagerado de açúcar são variados, uma vez que pode causar obesidade, que eleva o risco de outras doenças, e o surgimento de cárie.
Publicidade

O consumo exagerado de açúcar pode causar danos sérios à saúde, portanto, é fundamental controlar a quantidade desse produto na dieta. Atualmente, observa-se um grande aumento da quantidade de açúcar na alimentação, não apenas de maneira direta, mas também “escondida” em vários alimentos, como sucos, refrigerantes e biscoitos. De acordo com o Ministério da Saúde, o consumo de açúcar livre deve ser de 10% das calorias totais, mas a população brasileira excede esse valor em mais de 50%.

Consequências

  • Surgimento de cáries: de acordo com alguns autores, bactérias utilizam o açúcar para produzir ácidos que causam danos ao dente. Vale destacar que apenas o consumo de açúcares não é responsável pela cárie, pois ela está relacionada também com fatores genéticos e higiene bucal, por exemplo.

  • Obesidade: hoje considerada uma epidemia mundial, a obesidade é amplamente influenciada por dois fatores: sedentarismo e hábitos nutricionais inadequados. O consumo exagerado de fast-food, lanches e sobremesas calóricas é responsável por um aumento significativo do peso da população. O problema da obesidade é que ela é fator de risco para graves doenças, como problemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Podemos afirmar que o consumo exagerado de açúcar também pode causar esses problemas.

O consumo de açúcar causa diabetes?

A relação entre açúcar e diabetes é bastante difundida, entretanto, não é completamente uma verdade. Existem dois tipos de diabetes, o tipo 1, causado por fatores genéticos, e o tipo 2, que se relaciona também com o estilo de vida. O ganho de peso contribui para o desenvolvimento desse último tipo, e o consumo de produtos ricos em açúcar está diretamente relacionado com a obesidade.

O que fazer para evitar que o açúcar cause danos ao organismo?

Para evitar danos à saúde, a recomendação é clara: diminuir a quantidade ingerida de açúcar diariamente. Para isso, deve-se escolher bem os alimentos a serem consumidos. Vale lembrar que as recomendações do Ministério da Saúde são que o consumo de açúcares não passe de 10% do valor energético total da dieta.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Poemas de Machado de Assis

Encceja

Encceja

Erros de Português

Curiosidades

Você Sabia?