Texto -A +A

Esforço muscular e dores no corpo

Saúde e Bem-estar

Publicidade

Todo mundo sabe que as atividades físicas são importantes para evitar o sedentarismo, mas algumas pessoas, na busca do corpo perfeito, costumam exagerar nos exercícios e aí sentem aquela dor insuportável dias depois. Veja agora a origem dessa dor:

Processo inflamatório: o atrito provocado entre as fibras musculares durante uma atividade física gera uma resposta do organismo: as substâncias vasodilatadoras. Essas substâncias agem nas terminações nervosas, dilatando-as e causando dor.

A dor pode ser ainda mais grave se um músculo se romper. Esse é um fato comum nas academias, principalmente naquelas sem orientação de profissionais da área. Os aparelhos utilizados para adquirir um corpo torneado por músculos requerem um esforço maior do atleta que procura erguer a máxima carga possível. Quando os músculos são submetidos a esforço exagerado, sofrem estiramento. Nesse momento, as proteínas que compõem as fibras musculares se rompem causando uma forte dor no local da lesão.

Para evitar esses problemas, além de não exagerar no exercício, é importante se alimentar bem. É por isso que se recomenda o consumo de aminoácidos. Mas o que exatamente eles fazem? Eles regeneram as proteínas miosina e actina que foram rompidas durante a lesão, ocorrendo então um reforço e crescimento muscular.

A banana é um exemplo de alimento que evita as dores físicas de atletas. O consumo de leite e derivados, entre outros alimentos, auxilia na reposição de gordura e carboidratos para posterior consumo pelas fibras musculares. E lembre-se: o cuidado com a alimentação pode ajudar a evitar as rupturas nos músculos.


Por Líria Alves

Publicidade

Poemas de Machado de Assis

ProUni

ProUni

Erros de Português

Curiosidades

Você Sabia?