Texto -A +A

Uso do fio dental

Saúde na Escola

O uso do fio dental é importante para a saúde dos dentes e deve ser realizado diariamente antes ou após a escovação.
Publicidade

Todos nós sabemos que o uso de fio dental deve ser realizado para manter a saúde dos dentes. Entretanto, apesar de conhecer bem a recomendação, muitas vezes não nos damos conta da seriedade dessa prática. A seguir esclareceremos pontos importantes a respeito desse assunto.

Qual é a função do fio dental?

O fio dental possui como principal função remover a placa bacteriana e os restos de comida que ficam presos nos dentes e nas gengivas. Ele chega a locais que a escova de dente normalmente não alcança, complementando, portanto, a escovação.

Ao retirar a placa bacteriana, o fio dental promove proteção contra doenças na gengiva, como gengivite, e também contra o surgimento das cáries. Caso a placa não seja removida diariamente, ela pode endurecer e formar o tártaro, que também é chamado de cálculo. A remoção do tártaro é feita apenas com um dentista.

Como usar o fio dental corretamente?

Observe a forma adequada de se passar o fio dental
Observe a forma adequada de se passar o fio dental

Muitas pessoas possuem dificuldade para usar o fio dental, alegando, por exemplo, que o processo causa dor. Entretanto, muitas vezes, a dor está ligada ao uso inadequado do material. Veja alguns pontos importantes para o uso correto:

- Retire uma porção de aproximadamente 40 centímetros de fio e enrole no dedo médio, deixando, em média, 10 centímetros de um dedo ao outro;

- Use o dedo polegar e indicador para segurar a porção do fio que será passada entre os dentes. É importante deixar aproximadamente 2,5 centímetros de fio entre as mãos;

- Deslise o fio suavemente entre os dentes para cima e para baixo, fazendo um zigue-zague;

- Ao chegar à base do dente, ultrapasse a linha de junção, limpando muito bem esse local. É importante ter cuidado com essa região, pois a gengiva é formada por um tecido muito sensível;

- Para cada dente, use uma porção diferente do fio.

Qual é o tipo ideal de fio dental?

No mercado, existem diferentes tipos de fio dental, sendo o tipo ideal aquele que o paciente consegue usar com facilidade e que não provoca lesões. Existem tipos formados por filamentos múltiplos e também aqueles que possuem um único filamento. O primeiro tipo pode desfiar caso haja uma restauração que não foi feita adequadamente ou pelo uso de forma incorreta. Além da diferença entre a quantidade de filamentos, existem fios dentais com cera, sem cera e com sabores, que devem ser escolhidos de acordo com a vontade do paciente.

Atenção: O fio dental pode ser usado antes ou depois da escovação, havendo a recomendação apenas do uso diário.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Curiosidades

Enem 2017

Enem

Atualidades

Índios do Brasil

Índios do Brasil

Baleia Azul

Baleia Azul