Texto -A +A

Suco industrializado faz bem para a saúde?

Saúde na escola

Você já se perguntou se o suco industrializado faz bem para a saúde? Infelizmente, o grande teor de açúcar, corantes e aromatizantes torna esse produto pouco saudável.
Publicidade

É cada dia mais difícil a manutenção de uma alimentação saudável e livre de conservantes e corantes. Apesar de bastante saborosos, os alimentos industrializados trazem malefícios à saúde e, portanto, devem ser evitados.

Os sucos industrializados, por exemplo, parecem bastante inofensivos, entretanto, assim como outros produtos industrializados, são ricos em substâncias que podem causar danos. A grande quantidade de açúcares, corantes e aromatizantes, por exemplo, faz com que esses produtos tornem-se “perigosos” e sejam ingeridos apenas esporadicamente.

Quais são os riscos dos sucos industrializados para a saúde?

1. A grande quantidade de açúcar presente nesses produtos está diretamente relacionada com obesidade, um problema grave de saúde que pode até mesmo causar a morte. Além do ganho excessivo de peso, o consumo exagerado de açúcar pode causar ainda dificuldades de digestão, prisão de vente e danos aos dentes.

2. Além do açúcar, alguns sucos industrializados apresentam grande teor de sódio. Apesar de importante para a saúde, o sódio em grande quantidade torna-se um fator de risco para o desenvolvimento de hipertensão e problemas cardiovasculares e renais.

3. Os corantes também representam um grave problema, pois, em algumas pessoas, desencadeiam reações alérgicas. O corante amarelo tartrazina, por exemplo, pode causar asma, rinite, urticária, dor de cabeça, bronquite e broncoespasmos.

4. A presença de aromatizantes, que fornecem ou intensificam o aroma e o sabor dos alimentos, também pode causar alergia. Existem ainda estudos que relacionam alguns aromatizantes com o surgimento de câncer.

Assim sendo, é fundamental que, sempre que possível, sejam consumidos sucos naturais, feitos na hora. Os sucos naturais, além de não possuírem corantes e aromatizantes, possuem maior quantidade de vitaminas e minerais.

Caso opte por comprar um suco industrializado, prefira o suco integral em vez do chamado néctar, que nada mais é do que uma diluição de suco concentrado rica em açúcares. Outra boa opção é o suco em polpa, que apresenta um grande teor de nutrientes.

ATENÇÃO: Sucos de soja merecem atenção, pois possuem substâncias que se assemelham ao hormônio feminino, o que pode acelerar a maturação sexual em crianças.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Erros Comuns na Regra de Três

Fuvest 2018

Fuvest

Danos Morais

Curiosidades

Você Sabia?