Texto -A +A

Semana Saúde na Escola discute prevenção da obesidade e saúde ocular

Saúde na Escola

Mobilização segue até sexta-feira com avaliações antropométricas e exames de vista
Publicidade

Com o objetivo de alertar sobre a importância das boas práticas e condições de saúde na melhoria do desenvolvimento de crianças e adolescentes, tanto na escola, como na formação da cidadania, os ministérios da Saúde e da Educação deram início nesta segunda-feira, 11 de março, a Semana Saúde na Escola. A iniciativa, que segue até sexta-feira, dia 15, tem como tema a “Prevenção da obesidade e saúde ocular”. 

Nesses cinco dias, 13 mil equipes de Atenção Básica a Saúde visitarão cerca de 30 mil escolas públicas, em todo o país, para fazer exames de vista e avaliar o peso, medida e o Índice de Massa Corporal (IMC) de milhões de estudantes dos ensinos fundamental e médio, creches e pré-escolas. Atividades educativas sobre alimentação saudável, combate às drogas, saúde sexual e reprodutiva e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis também estão sendo realizadas. 

O lançamento da Semana Saúde na Escola 2013 aconteceu na manhã de hoje, no Centro Educacional Fundamental 01, na Vila Planalto, e contou com a participação do ministro da saúde, Alexandre Padilha. Instituída em 2012, em nível nacional, a mobilização beneficiou quase 10 milhões de alunos em cerca de 20 mil escolas, na sua última edição.

Dados

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado. Além disso, nas últimas quatro décadas, o excesso de peso passou de 3,7% para 21,7% entre os adolescentes. Já em relação à capacidade visual, 30% das crianças em idade escolar apresentam problema de refração, o que vem contribuindo diretamente para reprovações e evasão escolar. 

Por Wanja Borges 

Publicidade

Dica de Português

Enem 2017

Enem

Baleia Azul

Baleia Azul

Por que vacinar?

Atualidades