Texto -A +A

Dor nos olhos

Saúde na escola

A dor nos olhos pode ser causada por problemas simples ou por doenças mais graves que podem colocar em risco a visão.
Publicidade

Muitas pessoas apresentam dores nos olhos frequentemente. Essas dores podem ser pulsantes, latejantes, como uma pontada, como se algo estivesse dentro dos olhos ou até mesmo uma sensação de calor. Apesar de normalmente ser dada pouca atenção à situação, esse sintoma pode indicar problemas graves de saúde.

A gravidade da situação é determinada pela intensidade da dor nos olhos e frequência em que ela acontece. Se ocorre apenas o fenômeno da vista cansada ou desconforto ocular, trata-se de um problema de menor gravidade que normalmente é consequência do uso incorreto de óculos e lentes ou até mesmo da falta de uso desses recursos. O desconforto também pode ser causado em virtude de problemas musculares na região dos olhos.

Quando a dor persiste por vários dias, prejudica a visão e é bastante intensa, é necessária ajuda de oftalmologista, pois pode ser um problema mais grave de saúde. Veja a seguir algumas doenças que provocam dores nos olhos:

- Conjuntivite: Trata-se da inflamação da conjuntiva, uma membrana que reveste a parte exterior do globo ocular e a parte interior das pálpebras. Esse problema, que se caracteriza pela produção de secreção, pode ser causado por vírus, bactérias, produtos químicos, entre outros.

- Sinusite: Inflamação das mucosas presentes nos seios da face que pode causar “pressão” entre os olhos.

- Terçol: Doença causada pela inflamação das glândulas sebáceas, que provoca o surgimento de um pequeno abcesso.

- Enxaqueca: Doença crônica caracterizada por fortes crises de dor de cabeça.

- Glaucoma: Doença que atinge o nervo ótico e, muitas vezes, está relacionada com a pressão intraocular elevada. Se não tratada, pode levar à cegueira.

- Gripe: Doença respiratória causada pelo vírus influenza.

Além de doenças, as dores nos olhos podem surgir em virtude de lesões causadas por dedos ou por partículas estranhas que causam ferimentos na córnea. Assim sendo, é necessário cuidado ao coçar e até mesmo retirar corpos estranhos dos olhos para evitar possíveis lesões.

O cuidado com os olhos é essencial para evitar a perda da visão. Assim sendo, procure um médico sempre que as dores persistirem por mais de dois dias e se você observar uma vermelhidão acentuada, inchaço, liberação de secreção ou estiver com dificuldade em enxergar.

A prevenção é a chave para a cura de várias doenças.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Dica de Português

Abre dia 29

SiSU

Pleonasmos

Dicas de Física

Diretas Já