Texto -A +A

Cinco doenças transmitidas pelo beijo

Saúde na escola

Durante o beijo, entramos em contato com a saliva do parceiro, que pode conter seres patogênicos. Entre as doenças que podem ser transmitidas, podemos citar a cárie e o herpes.
Publicidade

Beijar muitas pessoas em uma noite é um comportamento facilmente observado entre os jovens. Apesar de parecer um ato inofensivo, o beijo expõe-nos a uma série de problemas, alguns extremamente sérios. Durante a troca de saliva, ocorre a transmissão de vírus e bactérias, por exemplo, que podem ser patogênicos. A seguir listaremos cinco doenças que podem ser transmitidas pelo beijo:

Herpes labial

O herpes labial, doença viral causada pelo herpes simples, não apresenta cura e pode ser transmitido pelo beijo. Normalmente não causa graves danos, entretanto, em pessoas imunocomprometidas, as consequências podem ser severas. Inicialmente o paciente percebe uma coceira e uma ardência local; posteriormente, surgem bolhas que se fundem e formam uma ferida que elimina secreção. Após um certo período, a ferida seca e inicia-se a formação de uma crosta.

Cárie

A cárie é um problema de saúde de múltiplas causas que desencadeia a desmineralização da estrutura dos dentes. Muitas bactérias estão associadas ao problema e podem ser transmitidas pelo contato no momento do beijo. Para evitar a cárie, a saúde bucal é essencial.

Mononucleose

A mononucleose, também chamada de “doença do beijo”, é causada por um vírus denominado de Epstein-Barr, que é principalmente transmitido pelo beijo. O quadro clínico dessa doença é marcado por febre alta, faringite e linfadenomegalia (aumento dos linfonodos). Podem ocorrer ainda dores abdominais, esplenomegalia, hepatomegalia, vômitos e tosse. Em casos graves, a doença pode causar a morte do paciente.

Meningite

A meningite é uma doença grave caracterizada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso. Essa doença pode ter causas variadas, como lesões, medicamentos, cânceres e infecções por bactérias, vírus e fungos. Como no momento do beijo ocorre a troca de saliva, esta pode contar organismos capazes de desencadear a doença, como a bactéria Neisseria meningitidis.

Sífilis

A sífilis é uma doença infeciosa desencadeada por uma bactéria denominada de Treponema pallidum. É uma doença relativamente grave que, se não tratada adequadamente, pode evoluir para comprometimento de órgãos importantes como coração e fígado. Apesar de ser transmitida predominantemente por via sexual, a sífilis pode ser transmitida pelo beijo caso haja cancro na boca ou a pessoa esteja com sífilis secundária.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Publicidade

Dica de Português

Abre dia 29

SiSU

Pleonasmos

Dicas de Física

Diretas Já