Texto -A +A

Benefícios do chocolate

Saúde na escola

Os benefícios do chocolate estão relacionados com o teor de flavonoides presente em cada porção.
Publicidade

Os chocolates estão entre os doces mais apreciados ao redor do mundo. Amargo, meio amargo, ao leite ou branco, esse alimento conquista pessoas de todas as idades. Mas será que esse produto, além de gostoso, apresenta algum benefício à saúde? A resposta para essa pergunta, felizmente, é sim.

O chocolate é conhecido principalmente por proporcionar bem-estar nas pessoas que o consomem. Essa sensação é desencadeada porque o produto apresenta triptofano, que atua na ativação da serotonina e da dopamina, substâncias ligadas à melhora do humor. Ele também estimula a liberação de endorfina, substância que aumenta o prazer.

Além do bem-estar, o chocolate também representa uma importante fonte de energia, pois é rico em carboidratos e gorduras. O alimento também é rico em vitaminas do complexo B e minerais, tais como o magnésio e potássio.

Pesquisas comprovam que o chocolate ajuda principalmente na prevenção contra doenças cardiovasculares. É importante destacar que o chocolate que possui essa propriedade é o meio amargo e o amargo, que possuem cerca de 70% ou mais de cacau em sua composição, sendo, portanto, uma rica fonte de flavonoides.

Os flavonoides são antioxidantes que aumentam o colesterol bom e diminuem o colesterol ruim, reduzem a agregação das plaquetas, diminuem a resistência à insulina, reduzem os marcadores de inflamação, aumentam o fluxo sanguíneo, além de diminuírem a pressão arterial. Pesquisas ainda destacam os flavonoides denominados de procianidinas, que são um importante agente na prevenção contra o câncer de intestino.

Além dos flavonoides, outras substâncias do chocolate podem ajudar na saúde. Esse é o caso da teobromina, que está relacionada com o funcionamento do sistema cardiovascular e que, segundo pesquisas, também ajuda a evitar a pré-eclâmpsia. Assim sendo, o chocolate pode ser um grande aliado durante a gestação.

Como os benefícios do chocolate estão relacionados principalmente com a quantidade de compostos presentes no cacau, os chocolates ao leite e brancos não possuem grandes benefícios à saúde. Vale destacar ainda que o chocolate branco é rico em gordura; por isso, deve ser feito um consumo moderado.

Apesar de tantos benefícios, o chocolate deve ser consumido de maneira consciente. Por possuir açúcares, ele pode levar ao aumento de peso e, com isso, provocar o desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes. Além disso, o consumo exagerado pode desencadear outros problemas logo após a sua ingestão, tais como enxaqueca, diarreias e outros distúrbios gastrointestinais.

Publicidade

Dúvida de Português

Vestibular

Enem

Hand Spinner

Curiosidades

Você Sabia?