Texto -A +A

Alimentos detergentes que auxiliam na saúde bucal

Saúde na escola

Os alimentos detergentes são aqueles que ajudam a remover resíduos e bactérias dos dentes. Alguns exemplos são: maçã, pera, melancia, cenoura, kiwi, pepino e aipo.
Publicidade

Conforme explanado no texto “Higiene bucal e química do creme dental”, dos dias 11 a 15 de março de 2013 ocorrerá a Semana Anual de Mobilização Saúde na Escola, com avaliações de aspectos relacionados à saúde de cerca de 14 milhões de alunos da rede pública.

Uma avaliação importante é a da saúde bucal, sendo que muitos alunos não sabem como realizar uma limpeza completa dos dentes. Essa limpeza envolve passar primeiro o fio dental entre todos os dentes da boca e, posteriormente, realizar uma escovação com o creme dental. Para criança, o ideal são escovas de cabeça pequena, de cerdas retas e macias ou extramacias para não machucarem a gengiva deles.

Passar o fio dental é parte importante da higienização bucal

Desde o nascimento do primeiro dente, os pais já podem começar a levar os filhos no dentista para realizar um acompanhamento e a prevenção de doenças infecciosas como a cárie.

Mas e quando a pessoa não está em casa? O que pode ajudar a manter os dentes limpos?

Existem alguns alimentos, que são chamados de alimentos detergentes, que ajudam a manter a saúde bucal, pois eles auxiliam na remoção de gordura, resíduos e bactérias gerados na alimentação. A mastigação desses alimentos ajuda a remover placas bacterianas e previne a formação de cáries, gengivite e mau hálito.

Além disso, eles aumentam a produção de saliva, diminuindo a acidez da boca. No texto mencionado, é explicado que os ácidos atacam a hidroxiapatita, principal componente do esmalte dos dentes e formam as cáries. Tornar o meio mais básico é um meio de combater isso.

Os principais alimentos detergentes são: maçã, pera, kiwi, melancia, mamão, cenoura, acelga, pepino, aipo, brócolis, couve-flor e chiclete sem adição de açúcar.

Exemplos de alimentos detergentes: maçã, kiwi, melancia, aipo, pepino, pera e cenoura

Por outro lado, alimentos ricos em carboidrato e açúcar, tais como balas, doces, chocolate, refrigerantes, café e sucos adoçados, fermentam na boca, reduzindo o pH da saliva, deixando-a ácida e ideal para proliferação de bactérias.

Além disso, os alimentos detergentes também ajudam em outro problema que será abordado na Semana Anual de Mobilização Saúde na Escola, que é a obesidade. É evidente que se precisa de uma dieta balanceada e com a ingestão desses alimentos no momento certo, porém, quando comparamos os alimentos detergentes com os outros que foram citados, vemos que os detergentes são mais ricos em fibras, possuem menos açúcar e contêm menos calorias, ajudando também na manutenção de hábitos de alimentação saudáveis.

A boa mastigação é importante para a saúde dos dentes e do organismo no geral, pois ajuda a evitar problemas como gastrite e úlcera. Além disso, se o alimento for bem digerido, as substâncias entrarão com maior facilidade em nossa corrente sanguínea, nutrindo-nos.

É evidente que esses alimentos não substituem a escovação, pois depois de determinado tempo, a fruta começa a se decompor e torna o meio ácido. Por isso, assim que possível, faça a higienização bucal correta.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Publicidade

Erros Comuns na Regra de Três

Fuvest 2018

Fuvest

Danos Morais

Curiosidades

Você Sabia?