Texto -A +A

Tipos textuais

Redação

Os tipos textuais são compostos por enunciados estáveis que não sofrem com o dinamismo de nossas interações sociocomunicativas.
Publicidade

Os tipos textuais são enunciados que se organizam e se agrupam de acordo com a finalidade da comunicação. Do dinamismo de nossas relações sociais, e por consequência as situações comunicacionais nas quais estamos envolvidos, nascem os gêneros textuais, que se apoiam nos cinco tipos de textos existentes.

Esses cinco tipos de textos apresentam características intrínsecas e invariáveis, ou seja, não sofrem a influência do contexto de nossas atividades comunicativas. De maneira predeterminada, apresentam vocabulário, relações lógicas, tempos verbais e construções frasais que acolhem os diversos gêneros. A tipologia textual tem como objeto de estudo os seguintes textos:

Textos narrativos;

Textos dissertativos;

Textos descritivos;

Textos expositivos;

Textos injuntivos.

Nesta seção, você encontrará diversos artigos sobre tipologia textual e sobre as diferenças existentes entre tipos textuais e gêneros textuais. Estudar os tipos textuais é de extrema utilidade para quem quer interpretar e produzir textos. Além disso, identificar as especificidades de cada um dos textos pode nos preparar como leitores. Boa leitura e bons estudos!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Canais Tipos textuais
Artigos Tipos textuais

Como Fazer Uma Boa Dissertação?

Dissertação

Dissertação e texto dissertativo-argumentativo

Publicidade

Dissertação Subjetiva

Existem tipos de dissertação?

Tipologia textual

Publicidade
Últimas Notícias