Texto -A +A

Redação em concursos e vestibulares

Redação

Alcançar uma boa nota na prova de redação em concursos e vestibulares poderá levá-lo(a) à tão sonhada vaga na universidade ou no serviço público.
Publicidade

“Escrever é muito difícil!”

Quantas vezes você já ouviu essa frase? Muitas, não é mesmo? Infelizmente, o ato de escrever pode transformar-se em uma verdadeira tortura para a maioria das pessoas. Ter uma folha em branco e precisar enchê-la de ideias é uma situação que deixa muitos de nós absolutamente perdidos, ainda mais quando o assunto é a redação em concursos e vestibulares. Como aproveitar a oportunidade e não deixar escapar o sonho de estudar em uma renomada universidade ou a chance de conseguir uma vaga no serviço público? A resposta é curta e objetiva: o segredo é estudar.

Você já deve saber que a prova de redação tem uma grande importância para o resultado final de uma prova de vestibular ou de concurso público, certo? A redação do Enem, por exemplo, vale 1000 pontos, e alcançar uma boa pontuação pode ser a diferença entre voltar para casa e estudar mais um ano ou começar o curso superior que você tanto sonhou. Para não perder a chance de entrar na faculdade ou iniciar uma bem-sucedida carreira profissional, o candidato precisa preparar-se para não ser pego de surpresa na hora da prova. Isso significa que, além de estudar todos os elementos que compõem a linguística textual, é indispensável estabelecer uma rotina de leitura, acompanhar os fatos que mobilizam a sociedade, sejam eles de cunho político e histórico, sejam de cunho econômico ou social.

Ler é um hábito que traz inúmeros benefícios para o aprendizado: por meio da leitura, temos a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, conhecimentos que certamente enriquecerão a nossa bagagem cultural. Quando lemos, entramos em contato com o código, que é a língua portuguesa em sua modalidade escrita, e esse é um grande momento para aprender as regras gramaticais na prática, isto é, sem precisar decorá-las. A leitura também proporciona o contato direto com os diferentes tipos e gêneros textuais, permitindo-nos decifrar suas características discursivas e demais elementos que os compõem.

Para ajudar na rotina de estudos, o Brasil Escola preparou uma seção sobre a redação em concursos e vestibulares. Nela você encontrará artigos sobre dicas de redação, dicas da língua portuguesa, dicas de redação para o Enem, além de aprender o passo a passo para escrever um bom texto. Aqui você também vai encontrar artigos sobre linguística textual que discutirão os elementos da textualidade, como os tipos e gêneros, coerência e coesão, funções da linguagem e demais assuntos que você precisa dominar para ser um bom escritor. Escrever bem pode até não ser uma tarefa fácil, afinal de contas, demanda tempo e dedicação, mas, acredite: dominar a modalidade escrita trará para você inúmeras vantagens.

Boa leitura e bons estudos!

Artigos Redação em concursos e vestibulares

Cinco dicas sobre o título na redação

Cinco hábitos para melhorar sua redação

Como evitar dez erros comuns de português

Publicidade

Como melhorar a escrita?

Competência 2 da Redação do Enem

Dicas de redação para concursos e vestibulares

Dicas de redação para o Enem

Erros gramaticais

O que você precisa corrigir no seu texto

O vestibular e a produção de texto

Os 10 erros mais cometidos em redação

Os 10 mandamentos para uma boa redação!

Passo a passo para escrever uma boa redação

Precisão vocabular – requisito fundamental da escrita

Produção de texto

Proposta de intervenção do Enem

Redação do ENEM: propostas de intervenção

Releitura, você como outra pessoa!

Revisão de texto

Você acha que ler é difícil?

Publicidade
Últimas Notícias