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Figuras de Linguagem

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Em nosso cotidiano convivemos com uma grande diversidade de textos. Todos possuem um objetivo em comum: estabelecer a comunicação entre os interlocutores. Essa, por sua vez, possui uma finalidade específica, seja para instruir, persuadir, provocar humor, informar, dentre outras.

Quando se trata de textos informativos, como por exemplo, os jornalísticos, notamos que os mesmos são permeados por uma linguagem clara, objetiva e dinâmica, pois a intenção é única e exclusivamente informar ao leitor sobre fatos decorrentes do universo social, sejam eles polêmicos ou não. Portanto, não é permitido nenhum juízo de valor, nem tão pouco, comentários pessoais por parte do emissor.

Todavia, ao nos depararmos com textos poéticos e com outros ligados à linguagem publicitária de um modo geral, não identificamos essa mesma característica. Ao contrário, notamos que a linguagem revela emoção, subjetividade, proporcionando espaço para múltiplas interpretações por parte do leitor.

Trata-se de alguns recursos empregados pelo emissor, nos quais o objetivo é conferir maior expressividade à mensagem, ornamentando-a para justamente realçar a beleza do ato comunicativo.

Tais recursos são denominados de linguagem figurada, conotativa, ou seja, aquela que se difere do seu sentido denotativo, prescrito no dicionário. Desta forma, o autor instaura um jogo de palavras apostando no emprego de acréscimos, supressão, repetição de termos, entre outros.
Todos realizados de maneira intencional, para atingir os objetivos por ele pretendidos.

Com o objetivo de ampliarmos nossos conhecimentos sobre o referido assunto, vejamos alguns exemplos e suas respectivas características:

Figuras de Sintaxe

Elipse

Consiste na omissão de um termo tendo em vista que este já faz parte da inferência do interlocutor, permitindo, portanto, a compreensão da mensagem:

Fiquei ansiosa para saber o resultado do concurso.
Podemos perceber que houve a omissão do pronome pessoal (Eu).

Zeugma

Sua característica pauta-se também por omitir um termo, porém o mesmo vem expresso anteriormente na oração:

Kátia e sua prima foram ao cinema, Marília e Cibele não.
Notamos que houve a omissão do termo (não foram).

Polissíndeto

Ocorre a repetição sequencial de conectivos, geralmente do “e”.

Os garotos chegaram e começaram a lanchar e subiram para assistir ao filme e depois saíram para o passeio ciclístico.

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Assíndeto

Ao contrário do polissíndeto, há a supressão do conectivo:

Estudava pela manhã, trabalhava à tarde, fazia aula de canto à noite.

Pleonasmo:

Consiste no emprego desnecessário de um termo, uma vez que este já foi anteriormente mencionado:

Eu a vi com olhos de admirador apaixonado.

Silepse:

Figura que retrata a concordância com a ideia exposta na oração, não com as palavras explícitas na mesma:

Silepse de pessoa:

As crianças somos o futuro da nação.

Note, portanto, que há discordância entre o sujeito e a pessoa verbal.

Silepse de número:

A multidão chegaram aflitos para assistir à carreata.

Silepse de Gênero:

Vossa Excelência parece nervoso.

Anáfora:

Consiste na repetição sequencial de um termo para reforçar a ideia na oração:

O amor tudo suporta, o amor tudo crê, o amor tudo perdoa.

Figuras de palavras:

Metáfora:

É uma comparação oculta que consiste no emprego de uma palavra em lugar de outra, tendo em vista a relação de semelhança entre ambas:

Sua boca é um cadeado
E meu corpo é uma fogueira.

Comparação:

É uma comparação explícita entre as palavras por intermédio da conjunção comparativa:

Sua boca é como um cadeado
E meu corpo é como uma fogueira.

Antítese:

Como o próprio nome já diz, a figura consiste no jogo contrário de ideias:

Eu adoro o dia, mas admiro a noite.
Contemplo o sol, enalteço a chuva.

Metonímia

É a substituição de uma palavra por outra, estabelecendo uma relação de sentido entre ambas:

Adoro ler Machado de Assis. (a obra)

Figuras de pensamento:

Eufemismo:

É o emprego de uma expressão com o objetivo de suavizar a mensagem, diversificando-a do seu sentido literal:

Meu amigo entregou a alma a Deus. (para não dizer: Meu amigo morreu!)

Hipérbole:

Consiste no exagero intencional atribuído ao sentido das palavras:

Aquele garoto é um poço de ignorância
Chorarei um mar de lágrimas até que você volte.

Personificação ou prosopopeia:

É o emprego de características humanas a seres inanimados:

O mar está mostrando a sua face mais bela.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Escritor do artigo
Escrito por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Figuras de Linguagem"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/figuras-de-linguagem.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(Fuvest – SP)

A tua saudade corta
como aço de navaia...
O coração fica aflito
Bate uma, a outra faia...
E os óio se enche d’água
Que até a vista se atrapaia, ai, ai...

(Fragmento de “Cuitelinho”, canção folclórica)

a) Nos dois primeiros versos há uma comparação. Reconstrua esses versos numa frase iniciada por “Assim como [...]”, preservando os elementos comparados e o sentido da comparação.

b) Se a forma do verbo “atrapalhar” estivesse flexionada de acordo com a norma-padrão, haveria prejuízo para o efeito de sonoridade explorado no final do último verso? Por quê?

Exercício 2

Tendo em vista que o emissor, ao fazer uso das figuras de linguagens, pretende realçar ainda mais a mensagem que profere, enfatizar de forma ainda mais preponderante o discurso do qual se utiliza, observe os versos de Manuel Bandeira e procure responder ao que se pede:

Quando hoje acordei, ainda fazia escuro

[...]

Chovia.

Chovia uma triste chuva de resignação

Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite. [...]

(Manuel Bandeira. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro, José Olympio, 1986, pág. 191.)

 

a) Acerca do terceiro verso, podemos dizer que nele há uma figura de linguagem? Qual?

b) Partindo dos pressupostos expressos no enunciado da questão, procure justificar a presença dessa figura.