Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Eufemismo

O eufemismo é uma figura de linguagem encontrada nos diversos atos de fala, atuando como recurso essencial para a construção dos sentidos do discurso politicamente correto.

Os eufemismos podem ser compreendidos através da Análise do Discurso, campo da Linguística que analisa ideologias presentes nos atos de fala
Os eufemismos podem ser compreendidos através da Análise do Discurso, campo da Linguística que analisa ideologias presentes nos atos de fala
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Quando elaboramos enunciados, sejam eles escritos ou orais, as palavras empregadas (ainda que de maneira espontânea e despretensiosa) não surgem ao acaso. Afirmar que nosso discurso está livre de qualquer interferência ideológica seria, no mínimo, ingênuo. Somos indivíduos sociais e históricos, cujas idiossincrasias deixam-se revelar através das escolhas vocabulares e até mesmo das expressões corporais.

Estamos o tempo todo envolvidos em situações comunicacionais em diferentes ambientes, com os mais diversos interlocutores. O fato é que a fala é um dos mais poderosos instrumentos de interação social, através dela nos expressamos e deixamos vir à tona nossas singularidades. Nenhum discurso é desprovido de intencionalidade, estamos constantemente tentando convencer, persuadir e despertar em nossos interlocutores simpatia e adesão àquilo que estamos falando. O emprego de eufemismos é um dos elementos mais interessantes para a Análise do Discurso, campo da linguística e da comunicação especializado em analisar construções ideológicas presentes em um texto. Através da AD (Análise do Discurso), podemos analisar textos da mídia, da publicidade, entre outros, descobrindo suas ideologias e intencionalidades.

O eufemismo é uma figura de linguagem caracterizada pelo emprego de termos mais agradáveis para suavizar uma ideia ou expressão. Além de ser empregado para amenizar um discurso de conteúdo semântico mais “pesado”, o eufemismo também pode ser utilizado com certa comicidade na intenção do falante, denotando ironias e ideologias presentes no discurso:

Os eufemismos podem ser empregados para conferir certa comicidade ao texto. Tirinha do cartunista Laerte
Os eufemismos podem ser empregados para conferir certa comicidade ao texto. Tirinha do cartunista Laerte

O eufemismo é um importante recurso para a construção de sentidos de um texto, pois existem situações em que é preciso substituir palavras que, historicamente, carregam em seu significado conotações negativas. Esse tipo de adequação vocabular tem ganhado cada vez mais força, especialmente entre os defensores do discurso politicamente correto, que acreditam que palavras negativas fortalecem cognitivamente atitudes negativas e vice-versa, reforçando assim a ideia de que a língua também pode ser uma fonte de preconceitos. Além disso, eufemismos são constantemente empregados em nosso dia a dia como recurso linguístico importante para a manutenção da diplomacia nas relações sociais. Observe um exemplo de eufemismo na tirinha Charlie Brown, de Charlie Schulz:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os eufemismos são utilizados na construção do discurso politicamente correto, importante para a manutenção da diplomacia nas relações sociais
Os eufemismos são utilizados na construção do discurso politicamente correto, importante para a manutenção da diplomacia nas relações sociais

A partir da análise dos diversos discursos aos quais estamos expostos em nosso cotidiano, seja o discurso da grande mídia, o discurso das relações sociais e/ou o discurso publicitário, podemos chegar à conclusão de que nem sempre a substituição de uma palavra mais “agressiva” por outra mais “suave” é apenas uma questão semântica ou de adequação vocabular. O uso de eufemismos e outros recursos linguísticos que tornam um texto mais “palatável” evidencia a importância da linguagem na materialização de uma ideologia. Somos seres sociais, e todos os nossos atos de fala estão permeados por nossas crenças e ideais. Utilizar termos eufêmicos não faz do falante um hipócrita — alguém que utiliza a língua de maneira “desonesta” apenas para agradar seus interlocutores —, já que em determinadas situações de uso eles são essenciais para o bom convívio social.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Escritor do artigo
Escrito por: Luana Castro Alves Perez Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "Eufemismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/eufemismo.htm. Acesso em 28 de março de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

O cartunista recorreu aos recursos expressivos da linguagem para conferir humor à tirinha
O cartunista recorreu aos recursos expressivos da linguagem para conferir humor à tirinha

O discurso de uma das personagens da tirinha sofreu algumas alterações, provocadas pelo uso de uma figura de linguagem muito empregada no discurso político. Laerte construiu o efeito de humor baseado em:

a) hipérboles

b) paronímias

c) polissemias

d) eufemismos

e) ironias

Exercício 2

O eufemismo está presente nos seguintes fragmentos, exceto:

a) "A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer."  Mario Quintana.

b) “Não chorem! que não morreu!/ Era um anjinho do céu/ Que um outro anjinho chamou!/ Era uma luz peregrina,/ Era uma estrela divina/ Que ao firmamento voou!”. Álvares de Azevedo.

c) “Na chuva de cores/ da tarde que explode,/ a lagoa brilha./ A lagoa se pinta/ de todas as cores”. Carlos Drummond de Andrade.

d) “Quando a Indesejada das gentes chegar/ (Não sei se dura ou caroável),/ talvez eu tenha medo./ Talvez sorria, ou diga:/ - Alô, iniludível!”. Manuel Bandeira.

e) “Os amigos que me restam são de data recente; todos os antigos foram estudar a geologia dos campos santos.” Machado de Assis.