Texto -A +A

Separação de misturas homogêneas

Química

Publicidade

As misturas homogêneas são mais difíceis de serem separadas, é preciso métodos especiais de separação, como a destilação simples e a fracionada, ambas consistem no aquecimento da mistura até a ebulição e em seguida condensar os vapores do líquido.

Destilação Simples: É um processo utilizado para separarmos um sólido e um líquido de uma mistura homogênea. Ela consiste em separar o líquido em forma de vapor e esse vapor depois é condensado através de um aparelho chamado condensador. O condensador possui um balão de destilação onde a mistura é aquecida, os vapores produzidos por esse aquecimento passam pelo condensador onde são resfriados e transformados em líquido novamente através do processo de liquefação. A parte sólida da mistura não se evapora, pois não é volátil, sendo assim permanece no balão de destilação.

Destilação Fracionada: O processo de destilação fracionada compreende o aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição não muito próximos. Assim, a solução é aquecida e separa-se, inicialmente, o líquido com menor ponto de ebulição. Em seguida, a solução é aquecida até separar o líquido com o ponto de ebulição acima do primeiro líquido separado, e assim, sucessivamente, até a separação do líquido com maior ponto de ebulição.

Exemplos:

- A destilação fracionada é usada, por exemplo, em indústrias petroquímicas para separar os diversos derivados do petróleo, onde cada componente é destilado a uma temperatura diferente.
- Outro exemplo desse processo é presenciado nos alambiques, onde se retira o álcool do mosto (garapa) da cana. Esse mosto é o suco da cana que passa por um processo de decomposição por microorganismos chamados de fermentação.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Publicidade

Dúvida Verbal

Inscrições abertas!

Fies

Palácios do Brasil

Curiosidades

Você Sabia?