Química Nuclear

A bomba atômica é resultado da fissão nuclear.

Química nuclear é a área da química que lida com materiais utilizados para fins nucleares, como o Urânio, e dá origem às reações nucleares que se tornaram mais conhecidas na humanidade durante a Segunda Guerra Mundial, com as explosões das bombas atômicas. A partir desses acontecimentos, reações nucleares são sempre motivos de destaque nos jornais, por estarem sempre envolvidas em guerras, contaminações e em grandes desastres. Mas não é só para prejudicar o homem que a Química Nuclear existe, ela também traz benefícios como a utilização para gerar energia substituinte à energia gerada por hidrelétricas, e tem aplicação na medicina, na agronomia, nas indústrias, etc.

A energia nuclear está no núcleo dos átomos, nas forças que mantêm unidos os seus componentes – as partículas subatômicas. É libertada sob a forma de calor e energia eletromagnética pelas reações nucleares e explosões nucleares.

Na medicina, ela é utilizada no tratamento de tumores cancerosos, na indústria a radioatividade é utilizada para obter energia nuclear e na ciência tem a finalidade de promover o estudo da organização atômica e molecular de outros elementos.

Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

SOUZA, Líria Alves de. "Química Nuclear"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-nuclear.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

Artigos Química Nuclear

A radioatividade presente em nosso cotidiano

Veja a radioatividade presente em nosso cotidiano para fins benéficos, principalmente no campo da medicina, como em radioagrafias, radioterapias e esterilização de materiais.

Acidente com césio-137 em Goiânia

Clique aqui e conheça a história e as implicações do acidente com césio-137 que ocorreu em Goiânia no ano de 1987, o maior acidente radiológico do mundo.

Acidentes nucleares históricos

Tome cuidado com materiais radioativos!

Armas nucleares

Aprenda mais sobre as armas nucleares e seus tipos. Saiba quais países detêm armas nucleares. Descubra quais são as consequências e a história das armas nucleares.

Bomba atômica

Saiba mais sobre os conceitos e assuntos relacionados à bomba atômica clicando neste link.

Bomba de Hidrogênio

Conheça o funcionamento da bomba mais potente até então conhecida, a bomba de hidrogênio ou bomba H. Veja também quantas já foram lançadas na Terra.

Carbono 14

Como este isótopo radioativo pode revelar a idade de fósseis?

Césio-137

Saiba mais sobre o césio-137. Conheça suas propriedades e aplicações e como se dá sua obtenção. Veja a história do acidente em Goiânia envolvendo esse isótopo.

Contador Geiger

O contador Geiger é composto basicamente de um tubo com argônio, um amplificador e uma fonte de alta voltagem.

Decaimento radioativo natural

Elementos que se desintegram naturalmente.

Descoberta dos pósitrons

Conheça como Irene Curie e seu marido descobriram a existência dos pósitrons, partículas radioativas que possuem massa igual ao elétron, mas com carga positiva.

Desintegração radioativa

Clique e aprenda o que é uma desintegração radioativa, bem como conheça quais são as radiações e as leis que regem esse importante fenômeno nuclear.

Diferença entre contaminação radioativa e irradiação

Você sabe qual é a diferença entre contaminação radioativa e irradiação? Saiba tudo sobre o que esses termos designam clicando aqui!

Emissão alfa (α)

Conheça qual é a constituição da emissão radioativa de partículas alfa, sua descoberta, seu poder de penetração e quais os danos que ela causa ao ser humano.

Emissão beta

Descubra tudo sobre as radiações beta: sua descoberta, constituição, consequências da sua emissão para a estrutura do átomo, seu poder de penetração e danos ao ser humano.

Emissões gama

Descubra a constituição da radiação natural mais perigosa para o ser humano: a radiação gama.

Energia Nuclear no Brasil

Produção de material radioativo a partir de minerais.

Fenômeno da radioatividade

O fenômeno da radioatividade ocorre quando um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade. Entenda por que isso ocorre lendo este texto.

Fissão Nuclear: como tudo começou?

Quais foram os colaboradores desta revolução na história da Ciência?

Fórmulas da radioatividade

Conheça os componentes e as fórmulas utilizadas nos diversos cálculos relacionados ao estudo da radioatividade.

Fusão Nuclear

A Fusão Nuclear é obtida pela colisão e junção de dois núcleos pequenos gerando um núcleo de outro átomo maior e mais estável.

Henry Becquerel e a radioatividade

Experimento que revelou o potencial radioativo do urânio.

Lixo Atômico

Como descartar corretamente os rejeitos radioativos

Lixo Nuclear: Perigo!

Saiba com é feito o descarte de materiais radioativos.

Meia-vida ou período de semidesintegração

Pode-se determinar o tempo de atividade de uma substância radioativa? Entenda como isso é feito por meio do conceito de meia-vida.

Poder de ionização das emissões radioativas naturais

Entenda o que é o poder de ionização que as emissões radioativas naturais possuem e qual o efeito delas sobre os gases.

Pósitrons

Os elétrons possuem carga negativa, então, por que os pósitrons são elétrons com carga positiva? Clique e descubra!

Primeira lei da Radioatividade ou Primeira Lei de Soddy

Conheça a primeira lei da radioatividade ou primeira lei de Soddy que descreve o que ocorre com o núcleo do átomo que emite uma partícula alfa.

Produção de energia nas usinas nucleares

Saiba mais sobre o processo usado na obtenção dessa energia.

Radiações Alfa, Beta e Gama

Conceito de radiação alfa, beta e gama.

Rádio: Um elemento radioativo

Conheça a repercussão que houve na descoberta do rádio, um elemento dois milhões de vezes mais radioativo que o urânio e que foi usado de forma errada em diversos produtos.

Radioatividade

Clique aqui e conheça mais sobre a radioatividade, as leis que explicam esse fenômeno, o que é decaimento nuclear e como a radioatividade está presente no cotidiano.

Radioatividade e Estrutura do átomo

A descoberta da natureza das emissões radioativas contribuiu para a descoberta do entendimento da constituição do átomo.

Radioatividade natural e artificial

Saiba como diferenciar a radioatividade natural da artificial, como se deu a descoberta de cada uma e quais as suas aplicações no cotidiano.

Radioatividade nos Alimentos e na Agricultura

Veja como a radioatividade vem sendo usada no campo da agricultura e principalmente na conservação de diversos alimentos.

Radioisótopos

Radioisótopos são isótopos (elementos com mesmo número atômico) radioativos. Veja mais sobre eles e alguns exemplos de elementos que se enquadram nessa descrição.

Raios Alfa, Beta e Gama

A energia emitida sob forma de partículas.

Raios Gama

Saiba quais são os processos que utilizam o raio gama.

Reações de fissão nuclear

As bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, bem como as usinas nucleares, são exemplos do uso da fissão nuclear. Entenda mais sobre esse assunto aqui!

Reações de Fusão nas Estrelas

A fusão nas estrelas ocorre principalmente na união de núcleos de isótopos de hidrogênio para dar origem a isótopos de hélio.

Reator de Fusão Nuclear

Conheça o que é um reator de fusão nuclear, como estão as pesquisas nesse campo e as vantagens e principais dificuldades para a sua construção.

Reator Nuclear

Entenda como um reator atômico ou reator nuclear, através do reaproveitamento do calor fornecido em uma reação de fissão, gera energia elétrica.

Resíduos nucleares

Como proceder diante deste lixo altamente perigoso?

Segunda lei da Radioatividade ou Segunda Lei de Soddy

Conheça a segunda lei da radioatividade ou segunda lei de Soddy que diz o que acontece quando um átomo emite uma partícula beta.

Séries Radioativas

Entenda o que são as séries radioativas do urânio e do tório, que, por meio de desintegrações em sequência ordenada de núcleos instáveis, originam núcleos estáveis de chumbo.

Tipos de bomba atômica

Conheça os dispositivos nucleares.

Usina nuclear

Entenda como se dá o funcionamento de uma usina nuclear. Conheça as suas vantagens e desvantagens, bem como quais são as maiores usinas nucleares do mundo.

Usinas nucleares no combate ao efeito estufa

Como a energia proveniente da radioatividade pode salvar o planeta?