Texto -A +A

Filhos - Não se Esqueça de Você

Psicologia

Publicidade

Com o nascimento dos filhos é comum vermos a dedicação das mães nos cuidados com estes, deixando sua aparência física de lado.

Realmente é um período difícil, pois o bebê ocupa quase todo o tempo da mulher com trocas de fraldas, banhos e amamentação. Por sua vez, a mãe aproveita os horários em que o filho dorme para descansar também.

Mas é importante que, em alguns momentos, ela possa contar com a ajuda do pai da criança para poder fazer as coisas que gosta, cuidar de si própria e relaxar um pouco. Mesmo que o marido não queira assumir a responsabilidade por muito tempo, é importante que ele mantenha contato com o bebê. Além disso, a mulher precisa ter um tempo só pra ela.
Se o marido trabalha fora o dia todo, a mãe poderá procurar clínicas e salões de beleza que atendam em horário noturno. Hoje em dia vemos uma grande quantidade destes, funcionando até às dez horas da noite.

Não há a necessidade de sair todos os dias, mas pelo menos duas vezes por semana já será muito bom e servirá como distração para a nova mãe. Fazer uma boa massagem relaxante, conversar com pessoas diferentes, cuidar da sua beleza e se sentir bonita, mesmo estando acima do peso e com umas gordurinhas a mais, será ótimo para aumentar a autoestima, até porque nesse período a mulher não se acha tão bela como antes.

Porém, algumas atitudes de precaução irão ajudar. Ao sair é necessário levar o celular totalmente carregado, deixar o bebê de banho tomado e amamentado, tendo a certeza de que tudo ficará bem, na mesma tranquilidade.

Atitudes de segurança irão ajudar, mesmo que o parceiro não concorde com o afastamento entre mãe e filho. Ele deve aprender que tem obrigações enquanto pai, e cuidar do filho para a mulher se cuidar é uma delas. Em caso de extrema necessidade, se ele precisar de ajuda poderá ligá-la.

A mulher, nessa etapa da vida, precisa buscar formas de relaxar, de jogar fora o estresse que a maternidade traz. Afinal, manter o equilíbrio e a autoestima faz bem para qualquer relacionamento.
 

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Aniversário
Formas de manter amigos e parentes mais próximos

Psicologia - Brasil Escola

Publicidade

Síndrome de Tourette

Saiu o Gabarito!

Enem

Você Sabia?

Mito ou Verdade?

Curiosidades