Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Estado Fantoche

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Estado fantoche é um termo usado na política para designar os países que foram criados em razão da influência direta de outras nações mais poderosas e que são totalmente dependentes e influenciadas pelas mesmas.

Um Estado fantoche possui a legalidade de um Estado, mas não possui legitimidade, isto é, a capacidade moral de implementar suas próprias políticas; também não é democrático, uma vez que depende da opinião de outra nação, de outro povo.

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, o conceito de Estado fantoche é bastante utilizado de forma equivocada. Geralmente, é utilizado para designar países bastante dependentes de outros e que cedem à maior parte de seus interesses. Entretanto, o que caracteriza um Estado fantoche é, justamente, sua total dependência, que se inicia desde sua fundação.

Os principais exemplos de Estado fantoches do século XX foram os países socialistas europeus que se alinharam à União Soviética durante a Guerra Fria.

Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Dantas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Estado Fantoche"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/politica/estado-fantoche.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante