O que é Química Orgânica?

A Química Orgânica é um ramo da Química que estuda os compostos formados pelo elemento carbono com propriedades específicas.

A Química Orgânica ajuda-nos a entender as estruturas e as propriedades das moléculas formadas por cadeias carbônicas

Atualmente, a Química Orgânica é entendida como:

Definição de Química Orgânica

No entanto, a Química Orgânica recebeu esse nome com base em um conceito errado, de que essas substâncias eram extraídas apenas de organismos vivos.

No início do século XVIII, Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794) descobriu que muitos dos compostos encontrados nos seres vivos eram constituídos pelo elemento carbono. Então, o cientista Jöns Jacob Berzelius (1779-1848) criou a teoria do vitalismo ou teoria da força vital, que dizia que tais substâncias surgiram a partir de materiais presentes nos seres vivos e de um conteúdo não material – denominado de força vital – que não poderia ser criado pelo ser humano. Em outras palavras, os compostos orgânicos só eram produzidos em organismos vivos, vegetais e/ou animais, e nunca poderiam ser sintetizadas pelo homem em laboratório.

Porém, em 1825, o médico alemão Friedrich Wöhler (1800-1882) conseguiu sintetizar a ureia ((NH2)2CO) - um composto orgânico de origem animal – a partir do aquecimento do cianeto de amônio (NH4CNO), que é uma substância inorgânica. Desse modo, a teoria do vitalismo caiu por terra e a Química Orgânica passou a ser classificada como foi mencionado no início, e visto que esse nome já era bastante utilizado, ele continuou a ser usado.

Friedrich Wöhler sintetizou a ureia - o primeiro composto orgânico sintetizado em laboratório

Hoje em dia, existem mais de 19 milhões de compostos orgânicos que participam de funções vitais no organismo de animais e vegetais, além de estarem presentes em inúmeros materiais usados no cotidiano, que vão desde os plásticos até os combustíveis, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos.

Os compostos que possuem o elemento carbono, mas que são considerados inorgânicos, são aqueles de origem mineral, que incluem o carbonato de cálcio (CaCO3), o dióxido de carbono (CO2), o hidrogeno-carbonato de sódio, NaHCO3; entre outros.

Para facilitar o estudo de tantas substâncias, elas são divididas em funções orgânicas, que são grupos de substâncias que possuem o mesmo agrupamento de átomos em suas estruturas, o que resulta em um comportamento químico semelhante. Algumas dessas funções orgânicas são: hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, aminas, amidas, entre outros.

Essa área de estudo é muito importante, pois permite entender a estrutura dessas substâncias, seu comportamento químico e as reações em que estão envolvidas, podendo então ser usadas em benefício do ser humano.

Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "O que é Química Orgânica?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-quimica-organica.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.