Texto -A +A

O que é tese?

O que é Português?

O que é tese? Tese é a parte mais importante de um texto argumentativo. Ela é o posicionamento crítico do autor.
Publicidade

Hoje em dia, o tipo de texto mais cobrado em vestibulares e concursos é o dissertativo-argumentativo. Isso já não é novidade mais. Entretanto, mesmo que isso não seja algo novo, muitas pessoas encontram dificuldades em compreender os aspectos que constituem esse tipo de texto e, consequentemente, encontram dificuldades para desenvolver essa produção textual.

Ao produzirmos um texto, o nosso foco principal deve ser a função social que ele tem, ou seja, devemos tentar entender as razões que nos levam a produzir determinado tipo de texto. No caso dos textos argumentativos, devemos ter em mente que a principal função é: defesa de posicionamento crítico.

Logo, de forma resumida, ao construirmos um texto dissertativo-argumentativo, estamos apresentando a nossa opinião sobre determinado tema e desenvolvendo ideias que possam fundamentar o nosso ponto de vista.

Você deve ter percebido que as palavras que mais apareceram no texto até agora foram: opinião, ponto de vista, posicionamento. E nós temos uma explicação bem simples para que isso tenha acontecido. Tendo em vista que a principal função social de um texto argumentativo é a defesa de nosso ponto de vista, podemos afirmar que a essência desse tipo de texto é a nossa opinião, também conhecida como tese.

Tese, como já observamos anteriormente, é o que, comumente, chamamos de opinião, ponto de vista, posicionamento crítico. É ela a parte fundamental para a existência de um texto argumentativo. Talvez isso possa ter parecido muito radical, mas pense comigo: um texto argumentativo será um [bom] texto argumentativo se não apresentar uma tese?

A chave para um bom texto argumentativo é elaborar bem a tese que será defendida
A chave para um bom texto argumentativo é elaborar bem a tese que será defendida

Tese, do grego thesis, significa proposição intelectual. Por proposição, entendemos aquilo que se busca alcançar, objetivo, intuito, finalidade. Logo, é fácil afirmar agora que, se um texto argumentativo não tiver uma tese, esse texto não terá sua função cumprida, uma vez que o autor não apresentará sua intenção, posicionamento em relação ao que foi apresentado para discussão. É como em um debate. Se você não tem uma opinião sobre determinado assunto, você não participa, ativamente, dele. Portanto, se você não elaborou uma tese, você não produzirá, de forma satisfatória, um texto argumentativo.

Veja alguns exemplos de teses:

  • Washington Luis, Juscelino Kubstchek e Fernando Collor, apesar da distância temporal, têm em comum a característica de investir no modelo de transporte rodoviário. Nessa perspectiva, observa-se a construção histórica da significação dos automóveis para os brasileiros. Sob essa ótica, há a valorização do rodoviarismo de forma cultural, porém essa escolha ao associar-se ao álcool e outros entorpecentes faz com que haja um problema alarmante socialmente: a imprudência no trânsito.

Redação Enem - 2013

  • A sociedade contemporânea supervaloriza não apenas o consumo de bebidas álcoolicas, mas também o status que o ato de beber traz. A relação travada entre diversão e álcool dificulta a instalação de uma ordem social e prejudica os não participantes desse ciclo. Entra em cena o Estado e seu intrínseco poder observado na forma da Lei Seca. A obediência da maioria é justificada pelo temor à pena ou pelo aumento da consciência social? O efeito foi passageiro ou duradouro?

Redação Enem - 2013

  • Nicholas Negroponte, destaque na era digital, defende que o computador é uma das ferramentas responsáveis por estimular e garantir a liberdade dos indivíduos. Entretanto, a forma como a informática se impõe parece tornar as pessoas mais inquietas, o que gera um dos piores distúrbios comportamentais: a ansiedade. Enredado por essa agonia, o homem não parece estar cada vez mais livre, mas cada vez mais escravo desse cenário.


Por Mariana Pacheco
Graduada em Letras

Publicidade

Dica de Português

Vestibulares 2018

Agenda

Pleonasmos

Dicas de Física

Diretas Já