Texto -A +A

O que é ortoepia?

O que é Português?

A ortoepia é o ramo da Linguística que estuda os fonemas e sua correta pronúncia, assim como a entoação e o ritmo exato das palavras.
Publicidade

Você sabe o que é ortoepia?

A ortoepia, ou ortoépia, faz parte dos estudos da Fonologia, ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. A palavra ortoepia é oriunda da palavra grega ortoepos (orto = correto e epos = palavra), sendo assim, ortoepia é o estudo da correta pronúncia das palavras. A ortoepia é responsável por fazer uma análise precisa dos fonemas, oferecendo aos falantes do idioma seu estudo fonético.

A ortoepia ocupa-se não só da correta pronúncia dos fonemas, mas também do ritmo e entoação das palavras. Para que a comunicação aconteça de maneira satisfatória, alguns elementos devem ser levados em consideração, como a pronúncia nítida de vogais e grupos vocálicos, evitando assim a omissão ou alteração dos fonemas de determinadas palavras, respeito ao timbre das vogais tônicas, bem como a pronúncia correta das consoantes.

Quando as palavras não são pronunciadas de acordo com as regras da ortoepia, cometemos o que a gramática normativa denomina de cacoépia. Já a correção da sílaba tônica recebe o nome de prosódia, também um elemento estudado pela Fonologia. Os erros de ortoepia, ou seja, a cacoépia, são recorrentes na linguagem coloquial e podem acontecer por desconhecimento do falante sobre a norma culta. Muitas vezes, esse descuido na modalidade oral pode contaminar a escrita, o que não é conveniente.

Um bom exercício para treinar a ortoepia das palavras é dizê-las em voz alta e pausadamente, pois quando pronunciamos as palavras de maneira cautelosa, percebemos seus grafemas e fonemas. Além disso, sempre que houver dúvida em relação à correta pronúncia das palavras, consulte um bons dicionários, pois esses oferecem não só o significado do verbete, mas também a transcrição fonética das palavras. A seguir, algumas palavras que são vítimas contumazes da má pronúncia:

Correto

Errado

Advogado

Adevogado

Estupro

Estrupo

Apropriado

Apropiado

Cabeleireiro

Cabeleileiro

Garfo

Galfo

Braguilha

Barguilha

Fragrância

Fragância

Frustrado

Frustado

Problema

Poblema

Salsicha

Salchicha

Mendigo

Mendingo

Mortadela

Mortandela

Superstição

Supertição

Roubo

Robo

Bandeja

Bandeija

Beneficente

beneficiente

Você pode treinar a ortoepia das palavras que foram elencadas na tabela, já que a pronúncia equivocada de tais vocábulos é frequente. Lembre-se de que não se trata apenas de uma adequação ao padrão culto da língua portuguesa, mesmo porque o contexto comunicacional sempre deve ser observado, mas em situações formais, é fundamental que você se comunique apropriadamente, certo?


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Publicidade

Dúvida Verbal

Inscrições abertas!

Fies

Palácios do Brasil

Curiosidades

Você Sabia?