Texto -A +A

O que é caricatura?

O que é Português?

O que é caricatura? Trata-se de um desenho cujo objetivo é exagerar, atribuindo humor, comicidade e ironia ao objeto caricaturado.
Publicidade

A palavra Caricatura, do italiano caricare, que significa “carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção”, surgiu no século XVII com o pintor Agostino Carracci da Bolonha, o qual criou uma galeria com caricaturas dos tipos populares da sua cidade. Outros artistas da Escola de Bologna também se destacaram nessa forma de arte, como Domenichino e Guercino. Pier Leone Ghezzi (1674-1755) foi um dos primeiros a dedicar-se quase que integralmente à realização de caricaturas.

De maneira geral, a caricatura é um desenho cujo objetivo principal é enfatizar e exagerar as características de uma pessoa, animal ou objeto. A caricatura revela um retrato bem-humorado, cômico e/ou irônico no que se refere aos aspectos físicos do objeto caricaturado e aos aspectos psicológicos e/ou comportamentais, como gestos, vícios e hábitos particulares.

Uma boa dica para quem gosta e deseja aprender a fazer caricaturas é observar quais são as principais características físicas do objeto que será retratado. É preciso exagerar no jogo das formas, na distorção dos traços reais e nos detalhes para dar melhor acabamento ao desenho.

Podemos observar que a caricatura é um gênero discursivo que tem se tornado cada vez mais popular. Comumente ela está presente em jornais, revistas, blogs, convites de casamento, festas de aniversário, charges, tirinhas, entre outros suportes ou gêneros discursivos textuais.

Veja a caricatura do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama:

 

Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

Publicidade

Erros Comuns na Regra de Três

Encceja 2017

encceja

Danos Morais

Curiosidades

Você Sabia?