Texto -A +A

O que é Terremoto?

O que é Geografia?

Os terremotos são resultantes das falhas geológicas e do tectonismo.
Publicidade

Terremoto é um tipo de tremor abrupto e intenso que ocorre na superfície terrestre graças a fenômenos geológicos que ocorrem na litosfera. As suas consequências, para o ser humano, podem ser severas, acarretando a destruição de cidades e paisagens naturais, além de provocar sérias catástrofes, a exemplo do desastre ocorrido na Usina Nuclear de Fukushima, no Japão.

Como surgem os terremotos?

A ocorrência dos terremotos está diretamente relacionada ao movimento das placas tectônicas e, mais especificamente, ao falhamento ou falha geológica, que significa a ruptura de uma rocha no interior da Terra. Em alguns casos, essa falha nem é visível na superfície, ocorrendo muitos e muitos quilômetros abaixo, porém a sua intensidade é tão grande que as vibrações produzidas podem ser sentidas no relevo.

Placas Tectônicas da Terra**
Placas Tectônicas da Terra**

Zonas sísmicas da Terra. Note a semelhança com o mapa acima
Zonas sísmicas da Terra. Note a semelhança com o mapa acima

A interação das diferentes placas tectônicas provoca aquilo que chamamos de zona de tensão, isto é, zonas em que a interação entre dois corpos rochosos é intensa, gerando um contínuo esforço. Assim, quando essa tensão supera os limites de resistência das rochas, ocorrem alguns rompimentos, que liberam grandes quantidades de energia que se manifestam na forma de tremores e vibrações.

Esquema de uma falha geológica que pode dar origem a um terremoto
Esquema de uma falha geológica que pode dar origem a um terremoto

Escala Richter

Através de um instrumento denominado sismógrafo, é possível medir as vibrações internas da Terra. Graças a esse instrumento, conseguimos encontrar importantes informações, como as camadas terrestres e os movimentos endógenos. Além disso, outra importante função do sismógrafo é medir a força com que ocorrem os terremotos.

Essa força é medida em uma escala, que chamamos de Escala Richter, que varia entre 1 (muito fraco) e 10 (muito forte). Os tremores inferiores a 3,5º não costumam ter grandes efeitos sobre a superfície, sendo apenas registrados pelo sismógrafo; entre 3,5º e 5,4º, já podem ser sentidos, porém sem muitos estragos; entre 5,5º e 6º causam pequenos danos à superfície; já entre 6º e 8º, os danos podem ser severos e, acima disso, grandes catástrofes em uma superfície superior a 100 km de extensão ocorrerão.

Os estudos sobre os terremotos, suas causas e consequências foram extremamente importantes para o planejamento de cidades, com prédios e casas adaptados a essas ocasiões. No entanto, algumas tragédias resultantes da atividade sísmica ainda podem ser eventualmente registradas.

_______________________

Créditos das imagens:

* Sadik Gulec / Shutterstock

** Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. p.13.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Publicidade

Curiosidades

Enem 2017

Enem

Atualidades

Índios do Brasil

Índios do Brasil

Baleia Azul

Baleia Azul