Texto -A +A

O que é superfície terrestre?

O que é Geografia?

A superfície terrestre envolve uma interposição entre litosfera, hidrosfera e atmosfera, oferecendo condições para a formação da biosfera.
Publicidade

A superfície terrestre corresponde à porção mais externa da crosta terrestre, é o lugar onde o ser humano habita e manifesta a suas atividades. A sua porção continental, isto é, a sua localização acima do nível dos oceanos é chamada de terras emersas, e sua porção oceânica é chamada de terras imersas, que ocupam 71% de toda a sua área.

Ao contrário do que muitos pensam, a ciência que estuda a superfície terrestre não é a Geografia. Na verdade, essa é apenas uma entre as diversas áreas do conhecimento que procuram compreender essa dimensão da Terra, cada uma com a sua respectiva abordagem.

Entre várias abordagens sobre a superfície da Terra, cita-se várias concepções científicas, seja para representação em mapas (Cartografia), seja para a sua composição molecular (Química), seja para o estudo dos seres vivos que nela se manifestam (Biologia), ou até para compreender a sua estruturação e transformação pelas atividades humanas (Geografia), dentre várias outras possibilidades.

A superfície terrestre é resultante da interposição entre três camadas, a litosfera (porção sólida), a atmosfera (porção gasosa) e a hidrosfera (porção líquida). Juntas, essas camadas permitem a existência de uma quarta expressão sobre a camada superficial da Terra: a biosfera, onde se manifesta a vida.

Esquema explicativo da composição da superfície terrestre *
Esquema explicativo da composição da superfície terrestre *

Compreender a composição, bem como os processos de formação e transformação da superfície terrestre é de extrema importância para as atividades humanas, pois o seu conhecimento influencia ações de planejamento e reconstrução de espaços geográficos, vegetais, animais e outras manifestações externas.

_____________________

* Créditos da imagem: VESENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.174 [adaptado].


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Publicidade

Dica de Português

Vestibulares 2018

Agenda

Pleonasmos

Dicas de Física

Diretas Já