Texto -A +A

O que é renda nacional?

O que é Geografia?

O que é renda nacional? Trata-se de um indicador utilizado para avaliar as condições econômicas de um país.
Publicidade

A renda nacional bruta, juntamente ao PIB, PNB, renda per capita, ritmo de crescimento da economia e a distribuição da renda, é um indicador utilizado para avaliar as condições socioeconômicas de um país. Ela é calculada a partir da soma de todos os rendimentos de um país durante o ano: salários, lucros, juros, honorários, aluguéis etc.

Embora seja utilizada na avaliação das condições socioeconômicas, a renda nacional bruta nem sempre reflete as condições reais do espaço analisado, pois é preciso, além de saber a renda nacional, avaliar como essa renda está distribuída. Assim, um país que possui uma renda nacional elevada, mas que está muito concentrada nas mãos de poucas pessoas, possuirá condições econômicas e sociais piores do que um país que tem uma renda nacional menor, mas mais bem distribuída.

O Brasil, de acordo com o IBGE, possui uma renda nacional de aproximadamente três trilhões de dólares. Se analisada individualmente ou comparada com a de outros países da América latina, ela pode ser considerada elevada. No entanto, quando olhamos as condições econômicas e sociais do país, verificamos que ele ainda enfrenta diversos problemas, demonstrando, assim, que o crescimento econômico que o país conquistou nas últimas décadas não foi revestido em qualidade de vida para a população. Um dos fatores que impedem a melhora na qualidade de vida brasileira é a alta concentração da renda nacional. Estima-se¹ que as 2,5 milhões de famílias mais ricas do Brasil concentrem cerca de 37,4 % de toda a renda nacional.

Dessa forma, o cálculo da renda nacional é um importante indicador para a situação econômica de país, mas não pode ser utilizado de forma isolada, pois, como todo índice, apresenta falhas que podem comprometer a análise, evidenciando uma situação econômica que não condiz com a realidade do país analisado.

NOTAS

¹Estimativa dos economistas Adriano Pitoli, Camila Saito e Ernesto Guedes, conforme apresentado no Correio braziliense.


Por Thamires Olimpia
Graduada em Geografia

Publicidade

Água x Incêndios

Inscrições

ProUni

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Dica de redação

Dica de Redação

Dica

Curiosidades do sono