Texto -A +A

O que é Crosta Terrestre?

O que é Geografia?

O conceito e algumas características da crosta terrestre.
Publicidade

A Crosta Terrestre é a camada superficial da Terra, aquela que se manifesta externamente e que é composta por rochas e minerais. Outra definição possível também para a crosta terrestre é considerá-la como a camada sólida do planeta, apesar de muitos geólogos acreditarem que a porção do núcleo interno também esteja solidificada.

Existem duas formas distintas de classificação da crosta terrestre, uma considera as variações no plano vertical e outra valoriza as diferenças no plano horizontal.

A primeira classificação divide-a em duas subcamadas: a Sima e a Sial, que recebem essas denominações em função das suas composições mineralógicas. A camada sima é composta, em sua maior parte, por Silício e Magnésio, sendo constituída por rochas predominantemente basálticas e compõe a porção inferior da crosta. Já a camada sial é composta, principalmente, por Silício e Alumínio, constituída majoritariamente por rochas graníticas, basálticas e sedimentares.

A segunda classificação divide a crosta em continental, com espessura que oscila entre 20 km e 70 km, e oceânica, com espessura entre 5 km e 15 km. Os continentes diferenciam-se dos oceanos pela constituição, os primeiros possuem uma composição félsica, e os segundos, uma composição máfica.

A crosta terrestre é composta, como já frisamos, por rochas e minerais. O que diferencia esses dois termos é que as rochas são compostas por minerais ou agregados destes. Assim, enquanto os minerais são formados por um único composto químico e apresentam, geralmente, uma aparência mais homogênea, as rochas demonstram uma pluralidade maior, com uma aparência geralmente mais heterogênea.

Além disso, é importante ressaltar que a crosta terrestre não se estende de forma contínua, ou seja, sem interrupções ao longo do planeta. Ela é fragmentada em diferentes partes, que estão sempre se movimentando, chocando-se e interagindo entre si, são as chamadas Placas Tectônicas, que são responsáveis pelo deslocamento dos continentes, pela formação de montanhas e falhas, além de ser um dos elementos responsáveis por terremotos, tsunamis e vulcanismos.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Publicidade

Dúvida de Português

Vestibular

Enem

Hand Spinner

Curiosidades

Você Sabia?